Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

out 3, 2024 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Interagir com os bebês desde a gestação é fundamental para um desenvolvimento saudável e também para o fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças. Pois quando falamos em interação, vale ler, cantar, ouvir música, conversar e, sobretudo, dançar com os pequeninos e pequeninas! Afinal, por meio da dança, podemos expressar emoções e sentimentos, exercitar a criatividade e vivenciar diferentes ritmos. Quer saber mais sobre a importância da dança com bebê? Acompanhe o texto a seguir! 👶💕

👉 Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos
👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?

Como criar vínculos com o bebê?

Na gestação e também no puerpério, o contato entre pais, mães e pessoas responsáveis com o bebê acontece por meio da comunicação e dos muitos gestos. Por causa dessas falas intencionadas, as carícias, as conversas diárias e os momentos de leitura compartilhada geram bons sentimentos e transmitem uma sensação de tranquilidade e segurança para os pequenos e pequenas.

Aliás, pesquisas apontam que quanto maior a receptividade e ligação dos pais com essa experiência, melhor será o parto, a recuperação no pós-parto e, consequentemente, o vínculo com o recém-nascido. Incrível, não é mesmo?

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música e do corpo

Seja durante a gestação ou com seu bebê nos braços, dançar é uma atividade divertida e prazerosa, que traz inúmeros benefícios. Especialmente, quando se dança de maneira livre e liberta!

Certamente, dançar promove o movimento, estabelece a harmonia e traz leveza e balanço, sobretudo para os períodos de intensas adaptações. Além disso, na dança com bebê, adulto e criança vivenciam novas possibilidades, tão diferentes das posturas de acolhimento e recolhimento que costumam ser características do puerpério.

Aliás, a dança com bebê também estimula o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e fortalece o corpo e a mente. Ainda, dançar traz ânimo e proporciona momentos de alegria e descontração.

Como dançar com o bebê?

Em um primeiro momento, especialmente durante a gestação, vale colocar uma música alegre ou cantar canções que promovam sensações positivas na mãe. 🎵 E, consequentemente, no bebê. Ocasionalmente brinque, movimente-se, rode, sorria, abra o corpo. Depois, escolha uma harmonia mais calma e relaxante, para embalar e ninar o seu bebê. Sinta esse pulsar interno do maternar!

Outra sugestão é convidar também o pai da criança para este momento, bem como outros amigos, familiares e pessoas importantes para você. Dessa forma, a concentração e a qualidade de presença estreitam os laços e proporcionam um momento único dentro da rotina de cuidados com o bebê, que é naturalmente cansativa.

Livros para momentos únicos em família

Quer ainda mais sugestões para viver momentos inesquecíveis com as crianças? A PlayKids Store está recheada de livros para toda família, que irão inspirar brincadeiras, reflexões e muita dança com bebê! Confira algumas opções:

➡️ Quem Vem Lá?

Quem Vem Lá

Para o olhar da gestante, a literatura pode ser um alívio, uma provocação ou um retrato. Além de ser uma delícia, ler para o bebê na gestação traz diversos benefícios. Pensando nisso, o livro Quem Vem Lá? traz músicas e brincadeiras para o bebê, além de contém orientações para os primeiros dias como mãe, abordando temas como rotina, brincadeira e alimentação.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Quem Vem Lá?” na PlayKids Store!

Você gostou das dicas da Leiturinha para dança com bebê? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais