A importância de elogiar as crianças

jul 26, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A importância dos elogios

Você já deve saber: elogio faz bem! Principalmente para as crianças. Isso porque, como todos nós, elas aprendem com erros, acertos e com o reconhecimento ou a falta dele. Mas será que a gente sabe qual a importância de elogiar nossos pequenos?

Na tarefa de educar, é normal que as críticas saiam na frente, afinal os pais querem que a criança se comporte bem, fale as palavrinhas mágicas como obrigado ou por favor, etc.  Mas, acredite: para isso acontecer, não adianta somente criticar e falar o que não é o certo.

O estímulo positivo pode fazer até mais efeito do que repreensões e castigos – e valem tanto quanto um eu te amo. Ou seja: ao invés de só dar bronca quando a criança faz algo errado, que tal elogiar quando ela fizer certo? A chance de ela gravar o bem-estar que sentiu ao ser elogiada e querer fazer certo de novo é grande!

Isso acontece porque os seres humanos precisam ser reconhecidos. Para as crianças, o reconhecimento vem principalmente dos pais. Só temos que ter um cuidado: elogios devem ser sinceros e na medida certa; nem demais e nem de menos. Elogiar o tempo todo para compensar alguma “falta” (como a ausência dos pais) não faz efeito algum; a criança sabe que aquilo não é verdadeiro.

E se ela errar ao invés de criticar, especialistas recomendam corrigir a ação e não a criança. Isso quer dizer que não devemos rotular a criança como isso ou aquilo, porque fazer isso é como “aprisionar” ela dentro daquele comportamento, e isso dificulta que ela faça diferente do que já é “esperado” para ela.

Confira 10 elogios para estimular os pequenos

1. Praticar está valendo a pena não acha? Você está melhor a cada dia!

2. Sinto tanto orgulho quando você faz isso!

3. Posso confiar em você! Você obedece e segue meus conselhos, né?

4. Seus colegas têm muita sorte porque você é um ótimo amigo!

5. Seus professores ficam muito orgulhosos da sua dedicação com as tarefas.

6. Você é um bom exemplo para seu irmão / irmã, sabia?

7. Você é muito criativo! Como nunca pensei nisso antes?

8. Seu esforço não foi à toa. Olha como ficou legal isso que você fez!

9. Eu tenho muita sorte por ter um filho como você.

10. Eu admiro o seu jeito engraçado, a sua honestidade, a sua vontade de ajudar, etc.

Leia mais:

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais