7 dicas para estimular o desenvolvimento do seu bebê com livros

nov 9, 2018 | 0 - 3 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que ler para bebês traz inúmeros benefícios para eles, ninguém nega. Ler para um bebê, além de ser um verdadeiro prazer e um momento único de carinho com quem acaba de chegar ao mundo, favorece seu desenvolvimento de forma integral, estimulando aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

Assim, ao ler uma história, por mais que o bebê não compreenda ainda o sentido das palavras ditas, ele apreende, aos poucos, a entonação de voz, os fonemas da língua materna, desenvolve a memória, a concentração e, mais tarde, o gosto pela leitura! Tudo isso sem mencionar o ganho afetivo entre bebê e adulto, entre outros benefícios.

No Clube Leiturinha, os Leitores de Berço recebem livros que estimulam os mais variados aspectos do desenvolvimento, sendo que, a cada mês, chega um livro para bebê diferente, mas com algo em comum: todos eles tornam o momento da leitura ainda mais atrativo e enriquecedor! Se você já tem este hábito de amor em casa, ou se pretende começar, elencamos aqui 7 dicas de livros e materiais que podem tornar a experiência literária de seu pequeno muito rica e diversificada, desde os primeiros dias de vida. Confira!

1. Contraste

Nos primeiros meses de vida a visão dos bebês ainda está em processo de desenvolvimento. Livros em contraste e desenhos simples são perfeitos para atrair a atenção dos bebês. Eles sentem-se atraídos por cores contrastantes, tais como, preto/branco, preto/vermelho e preto/amarelo. O livro Cores, da Editora Catapulta, enviado aos Leitores de Berço é um exemplo de como tornar o livro, um objeto acessível aos pequenos.


2. Tummy Time

Brincar de barriguinha no chão, ou de bruços, é super importante para o desenvolvimento físico dos bebês e os prepara para diversas etapas do desenvolvimento, como engatinhar, se sentar e andar. Livro para bebê como os da Coleção Dobra e Desdobra da Editora Ciranda Cultural, cumprem bem esta função. Por se abrirem em um formato diferente, tal como um cenário diante do bebê, são perfeitos para a prática do Tummy Time!


3. Sensorialidade

Todos os objetos com que o bebê brinca são estímulos sensoriais, inclusive (e especialmente) seu próprio corpo e de quem mais brincar com eles. As texturas, quanto mais diversificadas, melhor, pois fornecem um verdadeiro laboratório sensorial, que, entre outros benefícios, estimulam a propriocepção (consciência do próprio corpo)! Por meio das sensações os bebês conhecem e exploram o mundo à sua volta, desenvolvendo-se integralmente! Por isso, livros como os da Coleção Sensorial para Bebês, disponível na Loja Leiturinha, são ótimos para fornecer um leque ainda maior de sensações, ao mesmo tempo em que estimulam a curiosidade dos pequenos exploradores!


4. Naninha

Na primeira infância, com um desenvolvimento acelerado, em saltos, um dia nunca é igual ao outro – eles aprendem uma quantidade absurda de coisas novas por dia. Em pouco tempo, deixam de ser bebês que engatinham e se tornam crianças ativas e tagarelas! Tudo isso gera um sentimento muito natural de insegurança. Nessa fase da vida, tal como as pelúcias e mantinhas, os livros de pano são uma ótima pedida! Além de estimularem a sensorialidade dos pequenos, estes livros são verdadeiras naninhas para bebês, companheiros especialmente durante passeios ou mesmo na hora do soninho! São macios e, se levados à boca, não apresentam riscos. Os Leitores de Berço sempre recebem livros de pano em casa e, na Loja Leiturinha, a Coleção Para Ler e Abraçar, da Editora Ciranda Cultural, é um ótimo exemplo desta modalidade de livros.


5. Musicalidade

Percebida e já memorizada desde a gestação, a musicalidade está presente na voz materna, nos sons do ambiente, e em nas cantigas de ninar, que tanto fazem parte da rotina dos bebês. Os sons despertam a atenção dos pequenos naturalmente, seja com uma sacolinha de papel, com um instrumento musical ou com os tão amados chocalhos! Livros brinquedo que tem este recurso são um dos preferidos dos bebês leitores, assim como os da Coleção Livro Chocalho, da Editora Yoyo Books. Eles são pequenos para caberem nas mãozinhas, de material resistente, com chocalho e, de quebra, tem também um mordedor!


6. Oralidade

Livros de banho ou com mordedores, como o que mencionamos acima, são perfeitos para esta fase da vida em que os pequenos levam tudo na boca. Os personagens e as pequenas narrativas povoam a imaginação e tornam o momento do banho ainda mais lúdico e divertido! A Coleção Tá na Hora do Banho, da Editora Vale das Letras, fez sucesso entre nossos bebês leitores. O livro apresenta histórias curtas e divertidas, cores alegres e ainda um mimo, um bonequinho de borracha que acende!


7. Literatura

Os livros brinquedo forneçam um grande repertório de estímulos psicomotores para os pequenos, mas não substituem os livros com conteúdos literários mais densos. É comum que os pais prefiram livro para bebê com primeiras palavras ou narrativas bem curtinhas, mas a verdade é que quanto antes os pequenos forem expostos a narrativas mais complexas, com começo, meio e fim, mais cedo se acostumarão com a cadência que a leitura proporciona, tendo maior familiaridade com os livros, mais tarde.

Além disso, ler para um bebê pode ser muito reconfortante,  já que a voz materna o remete ao ambiente intra uterino. Quando outro adulto (ou mesmo outra criança) se aventurar a ler para alguém que acaba de chegar ao mundo, estará certo de que esta é uma das melhores maneiras de estabelecer e estreitar os vínculos de afeto! Um bom exemplo do que falamos, é o livro Gato Preto, Gata Branca, da Editora Carochinha, enviado para os pequenos da categoria Leitores de Berço.


E quais livros seu bebê mais gosta? Conte para a gente!

Você também pode gostar de:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais