5 livros infantis sobre o poder da amizade

jul 29, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O poder da amizade é um assunto comum em livros infantis. Não à toa: ter uma sólida rede de apoio é o que nos faz atravessar os caminhos mais difíceis em nossas vidas. 💕 Nesse sentido, ensinar para as crianças sobre a importância da amizade é uma maneira de incentivar a socialização, gentileza e bondade. Além disso, também ajuda a tratar de temas que devem surgir ao longo do processo, como a timidez, a empatia, a diversidade e o bullying, por exemplo. Pensando nisso, vamos conhecer 5 livros infantis sobre o poder da amizade? Acompanhe!

Leia mais:
👉 Ler para ser protagonista da sua história
👉 Como se tornar um contador de histórias?
👉 Nenhuma pessoa é a mesma depois de ler um livro

5 livros infantis sobre o poder da amizade

Os livros infantis sobre o poder da amizade não são apenas leituras simples e bonitinhas. Eles podem, de fato, ensinar lições valiosas para crianças de todas as idades! Afinal, quem tem um amigo, tem tudo... E quem tem um livro, também! 🌈

Falar sobre o poder da amizade é mais do que falar sobre como fazer amigos ou amigas. É explicar que a empatia, lealdade e gentileza com o outro abrem portas importantes durante toda nossa vida! Assim como fazer o bem para o próximo, que é também uma forma de mudar o mundo.

Por isso, para além do dia a dia, podemos utilizar as histórias e personagens para ensinar para as crianças sobre o poder da amizade! 🥰 Quer conhecer algumas sugestões da Loja Leiturinha para os pequenos e pequenas? Confira a seguir!

1. Meu Amigo Dinossauro

Meu Amigo Dinossauro

Meu Amigo Dinossauro é um livro Original Leiturinha, escrito pela grande Ruth Rocha, que conta a história de amizade entre uma criança e um dinossauro. Isso mesmo! Em vez de fazer todo mundo correr de medo, esse dinossauro irá contar histórias muito divertidas para os pequenos e pequenas, explicando sobre como o mundo funciona. 😍

O dinossauro explica para as crianças a história da humanidade, desde o surgimento dos homens até o petróleo, e como tudo está ligado. Com isso, leva as crianças a entenderem seu papel na hora de cuidar da natureza e das futuras gerações.

Ao mesmo tempo, Meu Amigo Dinossauro mostra a construção de uma linda amizade entre o menino e o dinossauro. 🦖 Afinal, nossos amigos podem ser diferentes de nós e nos mostrar coisas que nunca teríamos visto em outros lugares!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meu Amigo Dinossauro” na Loja Leiturinha!

2. Eu Estou Com Você

Eu Estou Com Você

É maravilhoso ter amigos que nos ajudem nos bons e nos maus momentos, não é mesmo? Os amigos dão abraço de urso, mas às vezes podem ser meio confusos… Eu Estou Com Você é um livro lindo e engraçado, para contar como uma amizade pode ser boa…para todo mundo que já teve um amigo! 🧸

O livro, da editora Catapulta, fala sobre emoções e sentimentos. Por isso, é uma ótima sugestão para conversar com os pequenos e pequenas sobre todas as diferentes sensações que a amizade pode provocar, fazendo com que as crianças reconheçam melhor aquilo que sentem. Então, não poderia faltar na nossa lista de livros infantis sobre o poder da amizade!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Eu Estou Com Você” na Loja Leiturinha!

3. A Mágica da Amizade

A Mágica da Amizade

A Mágica da Amizade foi escrito por Marie Kondo, uma renomada especialista em organização e autora do livro “A Mágica da Arrumação”. Neste livro infantil, a autora passa uma mensagem parecida sobre como abrir espaço para aquilo que amamos em nossas vidas. Porém, também fala sobre a importância da amizade e de aceitar nossas diferenças!

Na história, conhecemos Kiki e Jax. Jax gosta de organização, enquanto Kiki vive uma vida mais bagunçada. Ao longo da história, eles aprendem a abrir espaço em suas vidas para aquilo que os faz mais feliz: a amizade.

Assim, o livro ensina para os pequenos e pequenas que uma vida mais cuidadosa e disciplinada também é uma vida mais feliz! Ele é indicado para leitores de 3 há 6 anos.

👉 Clique aqui para ver o livro “A Mágica da Amizade” na Loja Leiturinha!

4. Bruno e João

Bruno e João

Bruno e João é um livro sobre amizade e também sobre bullying. Esta palavra, que vem do inglês, significa algo como “valentão”. Ou seja, alguém que tira vantagem e machuca outras pessoas. Por isso, o termo é usado para toda forma de agressão verbal ou física com intenção de machucar alguém, que não pode ou não consegue se defender.

Lutar contra o bullying é uma tarefa de todos os adultos que convivem com crianças. É importante dizer, no entanto, a prevenção deve existir de duas maneiras: evitar que as crianças sofram bullying, mas também evitar que elas pratiquem umas contra as outras.

Nesta história, direcionada para crianças de 3 a 6 anos, conhecemos dois meninos: Bruno e João. Eles são muito diferentes um do outro, principalmente na aparência. Porém, o poder da amizade uniu Bruno e João. Agora, eles vão superar todos os obstáculos. Juntos!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Bruno e João” na Loja Leiturinha!

5. Um Lençol de Infinitos Fios

Um Lençol de Infinitos Fios

Para encerrar nossa lista de livros infantis sobre o poder da amizade, vamos falar de um livro para crianças mais velhas! Um Lençol de Infinitos Fios é direcionado para leitores fluentes e críticos, de 9 anos de idade ou mais.

Na história, conhecemos adolescentes de diferentes lugares no mundo. Eles vivem vidas muito diferentes, cada uma com seus próprios desafios. Porém, existe algo que os une e os torna parecidos. Você sabe o que é?

O livro infantojuvenil aborda de forma leve assuntos muito sensíveis, como imigração e a situação de refugiados no nosso país. Assim, com uma história envolvente e linguagem simples, ele explica problemas globais e permite reflexões.

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Um Lençol de Infinitos Fios” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de livros infantis sobre o poder da amizade? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais