O que é uma Bienal do Livro?

jun 29, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Uma Bienal do Livro é parada mais do que obrigatória para aquelas pessoas que são apaixonadas pela leitura e que buscam aprender sempre mais. Afinal, neste tipo de evento, os livros recebem toda a atenção especial que merecem! Por isso, as bienais são também momentos incríveis para incentivar a leitura e conhecer novas obras, novos autores e novas histórias. ✨📚

Então, pensando neste encontro que acontece a cada dois anos e é muito comum em grandes cidades (como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo), vamos conversar sobre como funciona uma Bienal do Livro, como são selecionados os(as) autores(as) e editoras que participam dela, entre outras curiosidades? Confira a seguir!

Leia mais:
👉 Como se faz um livro infantil?
👉 Ler para ser protagonista da sua história
👉 5 autores famosos que já escreveram livros infantis

O que é uma Bienal do Livro?

Uma Bienal do Livro é um evento literário e cultural, que acontece a cada dois anos e reúne editoras, expositores e diversos profissionais, tais como autores e ilustradores. Nesse sentido, o foco deste tipo de evento são os livros e também os artistas, que compartilham suas histórias, trajetórias e criações.

Normalmente, uma Bienal do Livro é organizada em grandes bancas ou estandes, onde os expositores apresentam suas obras literárias. Dessa maneira, eles podem aproveitar uma oportunidade única para se aproximar ainda mais de seus leitores e conquistar novos fãs. 🤩

No Brasil, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a Bienal Internacional do Livro do Rio são os maiores e mais movimentados eventos literários do país. Há, ainda, a Bienal Mineira do Livro, realizada em Belo Horizonte, e a Bienal do Livro da Bahia, que acontece em Salvador. 

Além disso, vale ressaltar que outros eventos literários de menor porte, que acontecem por todo país, também têm a função de apresentar aos leitores as novidades deste mercado. O que diferencia, entretanto, uma Bienal do Livro é o tamanho e duração do evento, que costuma contar com muitos dias de debates, sessões de autógrafos, oficinas e muito mais.

Em 2019, por exemplo, ao longo de dez dias de evento, foram vendidos mais de 4 milhões de livros e cerca de 600 mil pessoas visitaram a Bienal do Livro do Rio. 😱 Impressionante, não é mesmo?

Por que levar as crianças para uma Bienal do Livro?

Em uma Bienal do Livro, os seus visitantes têm a chance de conhecer diferentes tipos de obras literárias (inclusive, variados gêneros e formatos de livros), bem como diversos autores, sejam eles nacionais ou internacionais. Nesse sentido, é um evento maravilhoso para incentivar a leitura e, claro, estimular o amor pelos livros!

Por tudo isso, as crianças são muito bem-vindas em uma Bienal do Livro! 😍 Ao andar pelos estandes, os pequenos e pequenas são apresentados a grandiosidade do mundo da literatura, têm contato com inúmeras histórias, podem participar de atividades lúdicas e até conhecer os autores e ilustradores de suas obras favoritas.

Além disso, as crianças podem conhecer outros pequenos e pequenas que também são apaixonados pela leitura, estabelecendo pontes e criando vínculos. Portanto, essa experiência multissensorial trabalha a socialização, expande o repertório cultural, cria memórias inesquecíveis e contribui de forma significativa para encorajar o hábito de ler. Cada vez mais e mais!

Por fim, participar deste tipo de evento literário é uma oportunidade incrível para estreitar ainda mais os laços familiares. Afinal, adultos e crianças têm a possibilidade de viver momentos especiais, seja escolhendo suas próximas leituras ou selecionando juntos as obras que farão parte da sua biblioteca em casa!

O poder transformador dos livros

As feiras, os festivais, os eventos literários e, principalmente, as Bienais do Livro têm um ponto muito importante em comum: de uma forma ou de outra, todos eles celebram o poder transformador dos livros! 🥰 Sejam eles para adultos, jovens, adolescentes, crianças ou até bebês. Afinal, os livros têm a capacidade de gerar experiências revolucionárias na vida das pessoas.

A leitura nos apresenta diferentes universos, diversas realidades e novos pontos de vista. E, com isso, apresenta possibilidades inéditas para seus leitores e leitoras. Portanto, é fundamental proporcionar momentos mágicos de leitura desde cedo, incentivando o hábito de ler para os pequenos e pequenas de todas as idades.

Por aqui, acreditamos que os livros transformam vidas, histórias, famílias e também o futuro. Ler é necessário para a criatividade, a empatia e o pensamento crítico. Ou seja, acreditamos que nenhuma pessoa é a mesma depois de ler um livro!

Então, pensando em tudo isso, temos uma novidade incrível para as famílias leitoras do Clube Leiturinha: pela primeira vez, nós estaremos na Bienal do Livro de São Paulo! ✨

Leiturinha na Bienal do Livro de São Paulo

De 2 a 10 de julho, a Leiturinha será expositora no maior evento literário do país, com uma programação muito especial. Teremos, por exemplo, um bate-papo exclusivo com Cristino Wapichana, autor de Chuva, Gente!, um Original Leiturinha e exemplar da literatura indígena.

Além disso, teremos oficinas de contação de histórias com o escritor, artista e educador Marcelo Jucá, autor do Original Leiturinha Alguém Viu Meu Chapéu?, e também momentos de interação com a nossa equipe de Curadoria. E, claro, muitas surpresas e descontos exclusivos para nossos visitantes!

Se interessou e quer saber mais? Então, acesse a nossa programação completa. Acompanhe também todos os detalhes da nossa participação histórica na Bienal Internacional do Livro de São Paulo nas nossas redes sociais. Por lá, você irá conferir toda a cobertura do evento e descobrir tudo em primeira mão! Demais, não é mesmo?

🌈 Clique aqui para acessar o perfil da @leiturinha no Instagram!

🤩 Vai para a Bienal do Livro de São Paulo e quer ganhar um brinde exclusivo da Leiturinha? Então, clique aqui e retire no nosso estande!

Você gostou de descobrir o que é uma Bienal do Livro? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a escolha certa para a sua família? Então, clique no banner abaixo e descubra por que fazer parte de um com as crianças!

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Daniella Orsi

Midiáloga e editora do Blog Leiturinha, é apaixonada pela comunicação. Por meio das palavras, deseja ensinar e encorajar as pessoas, inspirando-as a alcançar seus sonhos e transformar suas vidas.

    Acompanhe nossas redes sociais