O que é ser criança morando na beira de um rio? Pertinho da praia? Ou, então, em um grande centro urbano? Em um sítio, um apartamento ou uma oca? A Leiturinha atua em prol da diversidade das infâncias! Todas elas, no plural. Nesse sentido, queremos ir além dos estereótipos e superar clichês regionalistas, mostrando a identidade nacional em toda sua grandiosidade. Então, pensando em tudo isso, vamos conversar sobre qual é a importância da diversidade cultural? Acompanhe o texto a seguir e saiba mais! 💚💛
Leia mais:
👉 Como acolher as crianças refugiadas?
👉 Por que existe o Dia da Criança Africana?
👉 Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças
Qual a importância da diversidade cultural?
O mundo não é nosso umbigo, nem a nossa bolha. Ainda bem! 😍 O mundo é feito de pessoas diversas, de diferentes cidades, estados e países. Somente no Brasil, por exemplo, são muitas lendas, tradições, dialetos, músicas, festas, pratos típicos, sotaques diversos… Ufa! A verdade é que existem muitos “Brasis” dentro do nosso Brasil, não é mesmo?
O Brasil é um país de dimensões continentais, que é lar para mais de 200 milhões de pessoas. Dentre elas, são cerca de 250 povos indígenas. Além disso, estima-se que sejam faladas mais de 150 línguas no nosso país. Portanto, é de se imaginar que existam também muitos estilos de vida, diversos pontos de vista e realidades muito diferentes por aqui, que contribuem para a formação da nossa cultura e dos nossos costumes.
Da mesma maneira, existem diferentes formas de crescer e ser criança. E todas elas devem ser celebradas! Por tudo isso, ensinar as crianças a reconhecer e respeitar as diferenças desde cedo é fundamental. Afinal, essa atitude desperta a empatia, amplia o repertório cultural dos pequenos e pequenas, ajuda a formar cidadãos mais responsáveis e permite que crianças de lugares distantes estejam conectadas.
E é claro que a literatura tem tudo a ver com isso! Afinal, os livros abrem portas, encurtam distâncias e aproximam pessoas. Permitem a descoberta de vivências sequer imaginadas, ampliam nossos horizontes e aguçam a imaginação para novos cenários e soluções possíveis. Assim, formamos crianças com mais empatia, respeito e novas visões de mundo! ❤️
Diversidade cultural é diversidade literária
O Clube Leiturinha é o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. E, por isso, está presente em cada cantinho do país! Para nós, é muito importante que todas as crianças se sintam representadas, acolhidas e conectadas. Cada vez mais!
Nesse sentido, pensar em diversidade cultural é também pensar em representatividade, já que queremos que todas as crianças sintam que a Leiturinha olha para elas. Dessa maneira, valorizar as várias histórias, bem como os muitos jeitos de se contar e perceber o mundo, é um compromisso com as nossas famílias leitoras.
Diante de tudo isso, a bibliodiversidade (ou diversidade literária) é uma das nossas premissas: não enviamos livros que sejam estereotipados ou conteúdos de caráter excludente, preconceituoso ou discriminatório. Ao contrário, acreditamos em uma literatura que reflita a diversidade cultural do nosso país! ✨
Leiturinha e bibliodiversidade: um compromisso
Aqui na Leiturinha, trabalhamos todos os dias para entregar produtos com excelência em curadoria. Isso significa entregar para os pequenos e pequenas o que há de melhor no universo literário, gerando um impacto positivo na vida de cada família leitora. Mas não só isso: queremos mudar também o mundo ao seu redor!
Assim, os livros que escolhemos devem dialogar com demandas sociais do seu tempo. 😉 Além disso, buscamos a valorização de autores(as) e ilustradores(as) diversos, de muitos cantos e regiões diferentes do nosso país. Especialmente, quando falamos dos nossos Originais Leiturinha!
Com a missão de continuar a incentivar a leitura, valorizar a produção literária nacional e oferecer ainda mais exclusividade aos nossos assinantes, curamos autores e ilustradores brasileiros para iniciar o nosso catálogo de obras originais. Entre os autores que compõem esta primeira leva, distribuída pelo Clube Leiturinha com prioridade, estão: Anna Cláudia Ramos, Vanessa Prezoto, Irena Freitas, Fernando Nuno, Alexandre Rampazo, Nelson Cruz, Marilda Castanha, Silvana Salerno e Gilles Eduar.
Já em nosso segundo ano de catálogo original, buscamos ainda mais diversidade e inclusão, trazendo esse tema não só nas histórias publicadas, mas também na autoria das obras literárias. Por isso, tivemos livros assinados e ilustrados por pessoas negras e pessoas com deficiência.
Além de histórias protagonizadas por crianças negras, por exemplo, tivemos histórias com temas como o autismo, a diversidade étnica e mulheres invisibilizadas da história do país. Ainda, importantes figuras da cultura infantil como Ruth Rocha e Hélio Ziskind somaram ao nosso catálogo.
Livros infantis que celebram a diversidade cultural
Falando em Originais Leiturinha, que tal conhecer alguns desses livros infantis que celebram a diversidade cultural e fazem parte do projeto de bibliodiversidade da Leiturinha? Descubra a seguir algumas das nossas obras originais, que incentivam o contato dos pequenos e pequenas com outras realidades, diferentes pontos de vista e que encorajam as novas experiências.
E lembre-se: todos esses livros infantis estão disponíveis na Loja Leiturinha, tudo bem? 😜 Boa Leiturinha!
Menina Pretinha, Menino Pretinho
Em Menina Pretinha, Menino Pretinho, sua criança vai conhecer uma menina e um menino pretinhos, com seus amigos. A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro para seu pequeno ou pequena porque apresenta crianças diversas, com diferentes cores, cabelos e condição física.
Além disso, é ideal para uma leitura antes de dormir, por ter um texto rimado e ilustrações leves e delicadas. Ele também acompanha um QR Code que levará às canções do livro, belamente gravadas especialmente para as nossas pequenas e os nossos pequenos leitores! 🦋
👉 Clique aqui para comprar o livro “Menina Pretinha, Menino Pretinho” na Loja Leiturinha!
Chuva, Gente!
Chuva, Gente! é a história de uma menina e sua avó, mas também é a história da chuva. Trata-se de uma obra bastante poética e especial, que apresenta a perspectiva do povo indígena Wapichana sobre a chuva e a natureza. Ainda, as ilustrações da artista Graça Lima enchem as páginas de poesia e imaginação, convidando à reflexão sobre a relação humana com a natureza e os animais.
Por fim, este Original Leiturinha ensina sobre literatura indígena, aborda a relação entre avós e netos e fala sobre a importância de compartilhar memórias. Portanto, é uma sugestão incrível para ensinar para as crianças qual é a importância da diversidade cultural! 🌧️
👉 Clique aqui para comprar o livro “Chuva, Gente!” na Loja Leiturinha!
Você gostou de aprender um pouco mais sobre qual é a importância da diversidade cultural? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️
Ainda não sabe se um clube de livros é a opção ideal para a sua família? Não se preocupe! Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças. 😉