7 melhores livros para pré-adolescentes

Apr 28, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Geralmente, a pré-adolescência é uma fase bastante complexa para os pequenos e pequenas, já que é neste momento que as crianças começam a lidar com os desafios de crescer. Por vezes, os pré-adolescentes se sentem confusos e até desconfortáveis com tantas mudanças! Pensando nisso, que tal apoiar sua criança com livros infantojuvenis incríveis, que irão ajudá-la a enfrentar as novidades e eventuais dificuldades da pré-adolescência? Confira a seguir nossas dicas e conheça os 7 melhores livros para pré-adolescentes! 📚💬

Leia mais:
👉 Como explicar as guerras para uma criança?
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças
👉 Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

Quem é o pré-adolescente?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criança é a pessoa que ainda não completou 12 anos. Já o adolescente tem entre 12 e 18 anos de idade. Mas, então, quem é o pré-adolescente? 🤔

A pré-adolescência é justamente a fase entre o fim da infância e o início da adolescência. Ou seja, trata-se mais ou menos do período dos 10 aos 14 anos, quando as transformações físicas e emocionais da puberdade costumam dar seus primeiros sinais.

Algumas das mudanças desse período são visíveis e muito claras. É o caso da chegada da menstruação, por exemplo. No entanto, muitas das transformações são internas!

Isso acontece porque os pré-adolescente começam a vivenciar grandes alterações hormonais. Além disso, os pequenos e pequenas passam a desejar cada vez mais autonomia e independência.

Nesse sentido, como preparar as crianças para encarar os desafios dessa nova fase? Com o poder da literatura!

7 melhores livros para pré-adolescentes

A literatura é uma ótima ferramenta para introduzir novos assuntos, trabalhar diferentes temas e iniciar conversas importantes, sobretudo com os pré-adolescentes.

Os livros são também uma forma de nos distrair de momentos difíceis. Afinal, encontramos conforto nas histórias, não é mesmo? ❤️ Por isso, durante a pré-adolescência, os jovens leitores e leitoras poderão fazer dos livros seus grandes companheiros e aliados.

Então, que tal descobrir alguns dos melhores livros para pré-adolescentes? São obras infantojuvenis interessantes, divertidas e cheias de lições importantes para essa fase entre a infância e a adolescência. Portanto, são os parceiros ideais para quem está começando a enfrentar os desafios de crescer! Acompanhe as sugestões da Loja Leiturinha:

1. Frankenstein em quadrinhos

Por que indicamos este livro? Frankenstein é um clássico literário. É considerado como o primeiro livro de ficção científica da história, e um dos três grandes livros do gênero pelo grande Stephen King. Uma leitura indispensável, muito utilizada em escolas. Além do grande sucesso que o livro fez em seu tempo, continua sendo uma grande influência na cultura pop e ainda é muito lido tanto por adultos quanto por crianças e adolescentes em suas versões adaptadas.

Nessa versão, os leitores terão contato com a obra em HQ, em um formato ainda mais atrativo. Frankenstein em quadrinhos Nesta edição, a artista plástica Taisa Borges é a responsável pela bela versão em linguagem de HQ da narrativa criada pela inglesa Mary Shelley em 1817.

A terrível trajetória de Victor Frankenstein é ilustrada de forma a alcançar em imagens toda a delicadeza e profundidade dos temas que atravessam a história e que ainda hoje ecoam na cultura, como as contradições que envolvem o desenvolvimento da ciência frente aos mistérios da natureza, o desejo de realizações grandiosas em contraponto ao sossego da vida doméstica, a dificuldade de o homem exercer uma conduta acolhedora frente a um outro radicalmente diferente.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Frankenstein em quadrinhos” na Loja Leiturinha!

2. O Hobbit

Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.

👉 Clique aqui para ver o livro “O Hobbit” na Loja Leiturinha!

3. Poesia não é difícil

A poesia é avessa a definições de cunho generalizante; ela requer outros operadores de leitura. Por essas e outras, neste livro, o autor, logo de início, nos adverte: poesia se aprende com os poemas, é preciso resistir à sedução dos apriorismos e usar a teoria sim, mas de modo subsidiário. Mais do que a exposição sistemática de um método de análise, o que se nos oferecem são exercícios de leitura consciente, que têm como fio condutor um repertório variado de temas e motivos.

👉 Clique aqui para conferir o livro “Poesia não é difícil” na Loja Leiturinha!

4. Os Caras Malvados

Os Caras Malvados

 

E se os grandes caras malvados precisassem salvar o mundo? A coleção Os Caras Malvados traz os senhores Lobo, Cobra e Tubarão em diferentes aventuras para proteger o planeta Terra!

Com muito bom humor e ótimas ilustrações, as histórias em quadrinhos dessa série incrível mostram um lado diferente de personagens que costumam ser considerados maus. Porém, ao contrário do que eles mesmo esperam, eles ajudam as pessoas e tentam salvar o mundo.

Esse é um dos melhores livros para pré-adolescentes porque ajuda os jovens leitores a ver as coisas por um novo ângulo. Além disso, a saga tem um ótimo senso de humor, tornando a leitura ainda mais agradável e divertida! 🥰

👉 Clique aqui para comprar os livros da série “Os Caras Malvados” na Loja Leiturinha!

5. Destrua Este Diário

Destrua Este Diário

Keri Smith é uma ilustradora que criou um diário bem diferente daqueles que conhecemos. Afinal, em vez de anotar memórias e registros, ela convida os pré-adolescentes a destruir o diário!

Cada nova página de Destrua Este Diário traz uma ideia de interação divertida e inusitada. Por exemplo, rabiscar, manchar, pisar em cima e mesmo levar o diário para o banho. 😱

O objetivo é que cada nova interação seja uma surpresa. Assim, a autora estimula a criatividade e faz os pré-adolescentes pensarem fora da caixa. Incrível, não é?

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Destrua Este Diário” na Loja Leiturinha!

6. Fantasmas

A família de Catrina está de mudança para Bahía de la Luna, uma cidade nublada no litoral da Califórnia. Porém, ao sair para explorar a nova vizinhança com sua irmã Maya, as duas descobrem que os ventos gélidos também atraem fantasmas.

Para piorar, a grande celebração do Día de los Muertos ― data em que os fantasmas visitam seus entes queridos ― está cada vez mais perto. Com a ajuda de um gato preto misterioso, vizinhos simpáticos e muitos tamales, as irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes, precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos.

👉 Clique aqui para ver o livro “Fantasmas” na Loja Leiturinha!

7. Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Pedra Filosofal é uma introdução ao fantástico mundo mágico, já que é o primeiro livro da famosa série. Já o livro Harry Potter e a Câmara Secreta tem uma atmosfera diferente! 👀

Neste livro, Harry já sabe sobre o mundo mágico e está vivendo como um bruxo. Porém, algo misterioso acontece em sua escola… E seus colegas acreditam que ele é o culpado.

Cada vez mais isolado, Harry só pode contar com os amigos mais próximos. No entanto, as coisas ficam piores quando sua amiga mais próxima é transformada em pedra!

O segundo de uma série de sete livros, Harry Potter e a Câmara Secreta fala sobre a importância das amizades para os pré-adolescentes. Nesse sentido, é mais uma obra incrível para essa fase da vida dos pequenos e pequenas!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Harry Potter e a Câmara Secreta” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas sugestões de melhores livros para pré-adolescentes? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais