O que fazer quando a criança tem ansiedade de separação?

abr 22, 2021 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tenho certeza que você já viu essa cena: a mãe ou o pai coloca o bebê no colo de outra pessoa e pronto… a criança começa a chorar. Ou então, os pais têm um compromisso e precisam deixar a criança com alguém, mas ela não quer ir e acontece aquele escândalo na porta da casa. Sabemos que ninguém nasce sabendo nada, inclusive como lidar com as próprias emoções. Essas são demonstrações clássicas de ansiedade de separação: Crianças que têm receio e medo de ficar longe dos pais. Mas afinal de contas, o que pode ser feito para melhorar essa situação?

É muito comum que os bebês e as crianças menores não lidem bem com pessoas diferentes e não queiram se afastar do pai, da mãe ou de outras figuras de referência. Frequentemente choram, demonstram insegurança, medo e preocupações, que podem estar relacionadas à fantasia de que os pais não irão retornar.

Como resultado, essa situação gera na criança a famosa ansiedade de separação. Dessa forma, mesmo as situações mais cotidianas, como ir para a escola ou a hora de dormir, podem se tornar uma grande dificuldade para a família.

A ansiedade de separação é normal?

Com certeza! A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento infantil e é comum em crianças pequenas. Esse quadro pode aparecer mesmo nas famílias onde os vínculos afetivos são bem estruturados e os pais são participativos, presentes e amorosos. Afinal de contas, é justamente por conta disso que a criança pode sentir-se insegura e desprotegida sem a presença deles.

Geralmente, por volta dos 2 anos de idade, os sintomas de ansiedade de separação dos pais tendem a diminuir, até desaparecerem por completo. No entanto, é importante lembrar que cada criança é única e precisa ter seu tempo de adaptação respeitado.

Além disso, situações inesperadas e específicas podem desencadear a ansiedade de separação. Por exemplo: uma perda recente, a chegada de um novo bebê, mudanças de casa, de escola ou de cidade… Essas situações podem ser gatilhos para a criança, portanto, precisam ser observadas com atenção.

O que fazer diante da ansiedade de separação?

Algumas dicas podem ajudar a lidar com essa situação:

1. Treine o conceito de separação logo cedo

Com os bebês, brincadeiras de esconder podem ser interessantes. A mãe ou o pai sai do campo de visão do filho ou da filha, e em seguida retorna. Isso mostra de forma divertida que existe a ausência, mas também o retorno.

2. Não saia escondido

Conte para a criança que precisa sair e, na medida do possível, explique o motivo e o horário de retorno, lembrando sempre que imprevistos podem acontecer (e são perfeitamente normais).

3. Mas também não tenha medo de sair!

Os pais e as mães não devem reforçar o comportamento da criança evitando a separação ou recompensando e ausência de alguma forma. Por exemplo: após um período de separação, deixar que ela durma na cama dos pais, deixar que falte à escola, levá-la junto em todos os compromissos, etc). Apesar de parecer um comportamento acolhedor, acaba muitas vezes até incentivando a permanência da ansiedade de separação.

4. Seja natural nos momentos de despedida

Tenha atitudes positivas na hora de dar tchau aos pequenos e pequenas. Quando os pais estão tranquilos, a criança tem mais facilidade de entender a separação. Se os pais demonstram culpa, tristeza ou dificuldades para se despedir, o filho normalmente encara a situação como algo ruim. Lembre-se que os pais são os modelos das crianças.

5. Ensine a criança a ocupar o tempo para driblar a ansiedade de separação

Ajude a criança a pensar em coisas legais que irá fazer durante esse tempo. Atividades na escola, brincadeiras com os amigos, passeio com os tios ou avós.

6. Não repreenda o choro

A criança normalmente não consegue entender seus sentimentos, e o choro é a forma que encontra para se expressar.

E se essa fase não passar?

É esperado que ao longo do tempo, com o crescimento e amadurecimento, a ansiedade de separação diminua, pois a criança já é capaz de entender o que ela significa.

No entanto, se o quadro não regredir, é importante procurar ajuda e buscar a ajuda de um psicólogo. A ansiedade de separação além de causar sofrimento, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de outros transtornos de ansiedade e para depressão (em casos mais severos) na vida adulta.

O tratamento adequado irá auxiliar a criança a lidar com as emoções e trará muitos benefícios para ela e toda a família.

A literatura infantil como forma de trabalhar a melhora na ansiedade de separação das crianças

Como sempre falamos aqui no Blog Leiturinha, os livros são ótimos aliados na hora de levar pautas importantes para dentro do universo das crianças. E com a ansiedade de separação não é diferente! Se você já se viu pensando “Meu filho não desgruda de mim!”, que tal contar com livros especialmente selecionados pelo nosso time de Curadoria para ajudar a lidar com essa questão dentro de casa?

Confira nossas dicas literárias selecionadas diretamente da Loja Leiturinha!

Meu pai vai me buscar na escola

Meu pai vai me buscar na escola mostra como a relação entre pais e filhos pode ser permeada de parceria e afeto mesmo nas situações mais cotidianas. Nesse livro, a volta da escola se transforma em uma verdadeira aventura! Todos os dias, pai e filho descobrem, juntos, novas ruas, pessoas e criaturas pela cidade. Isso mostra como as coisas podem ser tudo o que a imaginação quiser! Afinal, o que vale mesmo são os momentos vividos juntos.

👉 Clique aqui para adquirir esse título na Loja Leiturinha!

Coleção Timóteo

A Coleção Timóteo vem com 4 livrinhos super coloridos que tratam sobre emoções, dia a dia na escola, hora de dormir e outros contextos presentes na rotina dos pequenos e pequenas. Além das histórias divertidas e pertinentes, cada um dos volumes da coleção conta com um jogo para recortar nas partes internas, transformando a experiência em algo ainda mais interativo!

👉 Clique aqui para conferir cada um dos volumes na Loja Leiturinha!

O monstro das cores

A partir dos 3 anos, as crianças já se reconhecem e começam a questionar o que estão sentindo. O monstro das cores é um livro incrível para ajudar a nomear os sentimentos, que é uma tarefa delicada e muito necessária para trabalhar a ansiedade de separação dos pais. Tudo de forma lúdica e divertida, do jeitinho que tem que ser!

👉 Compre aqui esse título na Loja Leiturinha!

Leia também:

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais