Casa com criança tem brinquedo. Casa com leitor tem livro. E casa com livro, pode ter uma biblioteca! Mais do que guardar os livros, as bibliotecas são um verdadeiro convite para a leitura. Por isso, montar uma biblioteca infantil em casa é um dos primeiros passos para a formação de pequenos leitores.
E ao contrário do que acontece em muitas escolas e universidades, a biblioteca em casa não precisa ser silenciosa, em tons escuros e com estantes gigantescas. Ela pode ter muitas cores, personagens e leituras em voz alta! Vamos lá?
Como montar uma biblioteca infantil em casa
O planejamento de qualquer ambiente precisa considerar as necessidades, os desejos e a realidade dos moradores da casa. Por isso, ao planejar uma biblioteca infantil em casa, veja como o espaço atenderá e acolherá as crianças.
Com isso em mente, algumas dicas são fundamentais para criar uma biblioteca infantil decoração única para você poder levar as crianças para a biblioteca sem sair de casa. Veja!
1. Conheça as preferências do seu pequeno ou pequena
São muitas opções para criar bibliotecas infantis. Antes de qualquer coisa, procure conhecer a cor preferida e os personagens favoritos da criançada. Se a sua criança ama brincar com dinossauros, por exemplo, por que não colocar dinossauros como os bibliotecários deste espaço de leitura?
Dessa forma, é possível associar a leitura à diversão, e damos um passinho na direção de formar um leitor apaixonado pelas letras!
2. Entenda a realidade da criança e considere as habilidades motoras dela
A mediação de leitura é sempre fundamental, especialmente nos primeiros anos de vida. No entanto, é muito importante que pequenos e pequenas tenham autonomia para navegar no espaço dos livros.
Então, na hora de montar a sua biblioteca infantil em casa, é preciso ter atenção à disposição dos livros, móveis e decoração. Afinal, qualquer objeto que esteja no espaço precisa ser acessível e fazer sentido ao universo do leitor! E essa premissa vale dos Leitores de Berço aos Leitores Fluentes, tudo bem?
3. Uma boa biblioteca infantil em casa precisa gerar curiosidade
Descobrir novas histórias, novos universos e novos personagens é um direito de todo leitor, não é mesmo? Por isso, uma biblioteca infantil diversificada e ampla estimula cada vez mais a imaginação e a criatividade!
Então, invista em livros de diferentes formatos, como livros de pano, livros cartonados, livros interativos e muito mais. Assim, você incentiva a leitura e vive momentos inesquecíveis ao ler com as crianças!
4. Instale uma iluminação adequada
Além de apostar em um espaço especial com estantes e livros, também instale uma iluminação adequada para o momento de leitura. Assim, mesmo que o horário seja mais a noite, as crianças ficarão mais confortáveis com a luz certa para a leitura.
Uma dica legal é usar cordões com luzes que criam um ambiente bonito e, claro, muito acolhedor para esse momento único.
5. Prepare um ambiente confortável
Por fim, para completar a biblioteca infanto-juvenil, nada melhor do que apostar em um ambiente confortável. A dica é espalhar almofadas, tapetes, pufes ou travesseiros para criar um espaço aconchegante, influenciando ainda mais o momento certo para a leitura.
Vale de tudo, inclusive, em decorações pelas paredes, quadros, pinturas das crianças, bichinhos de pelúcia e o que mais fizer sentido para vocês!
Alternativas que cabem na sua casa (e no seu bolso!)
Um bom ambiente de leitura não precisa ser muito grande ou mesmo envolver um alto investimento financeiro. O mais importante é construir um espaço que seja convidativo para os pequenos leitores!
Portanto, se for confortável para vocês, vale de tudo, inclusive criar uma biblioteca infantil virtual, afinal, uma biblioteca infantil com a carinha das crianças também vai ajudar a tornar a leitura ainda mais agradável.
A biblioteca virtual infantil é uma excelente oportunidade para os pais que desejam incluir o hábito da leitura aos filhos, mas não têm espaço disponível para uma biblioteca física.
Aposte em uma calculadora de páginas
Sabe o que pode motivar um leitor? Ler um livro in-tei-ri-nho! E com as crianças não é diferente! Por isso, que tal acrescentar um contador de páginas lidas na sua biblioteca infantil em casa?
Para isso, a cada livro lido (ou parte dele), vocês registram quantas páginas totalizaram nessa leitura. E assim, ao final de um período, vocês podem acompanhar quantas páginas leram juntos. O resultado pode ser surpreendente e muito motivador para os pequenos e pequenas!
Faça parte de um clube de livros com as crianças
Então, o que achou das nossas dicas? Para finalizar essa curadoria especial, outra alternativa prática e divertida para sua família montar uma biblioteca infantil em casa é participar de um clube de livros com as crianças!
Assim, todo mês, vocês recebem livros incríveis, selecionados por uma equipe especializada em infância conforme a faixa etária. E sem nem precisar sair de casa!
Aos poucos, vocês vão rechear as prateleiras e viver momentos mágicos de leitura compartilhada! Afinal, tem coisa mais incrível do que receber um pacotinho de livros?
Para ajudar na missão de criar uma biblioteca infantil em sua casa, que tal contar com uma seleção mensal de livros para todas as idades? Com o Clube Leiturinha, isso é possível. Você recebe uma série de livros selecionados para as suas crianças adotarem o hábito da leitura no dia a dia!