Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes para seu desenvolvimento cognitivo e também emocional. Por isso, podemos aproveitar essas situações para propiciar um jogo simbólico junto às crianças. Mas, pensando nisso, até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa? Saiba mais no texto abaixo!
Leia mais:
Como criar crianças curiosas?
Ler para ser protagonista da sua história
Por que incentivar a troca de cartas entre crianças?
A importância da fantasia para as crianças
Quando as crianças têm a possibilidade de expressar suas fantasias através da imaginação, seus limites são ultrapassados. Afinal, por meio das brincadeiras de faz de conta, os pequenos e pequenas vivenciam infinitas possibilidades de ser!
Por isso, quando representam seu imaginário no mundo real, as crianças expandem suas capacidades e exercitam habilidades importantes. É o caso da criatividade, da autonomia, da confiança em si e também da tomada de decisões. No entanto, é fundamental que as crianças possam representar sem medo da imposição do mundo adulto, tudo bem?
Nesse sentido, os adultos podem aproveitar para incentivar os pequenos e pequenas a vestir fantasias, cantar cantigas populares, imitar seus personagens favoritos, encenar suas histórias prediletas e até inventar novas formas de se comportar! Isso porque, a partir do mundo imaginário, a criança poderá compreender melhor o mundo real.
Além disso, incentivar a crença em elementos simbólicos (como é justamente o caso do Coelhinho da Páscoa, do Papai Noel ou da Fada dos Dentes), ajudará seu pequeno ou pequena a elaborar uma série de reservas afetivas. E essas lembranças prazerosas, por sua vez, servirão como um espaço seguro e confortável para que ele possa se refugiar. Sempre que necessário!
Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?
A partir de certa idade, geralmente aos sete ou oito anos de idade, é natural que as crianças passem a se dar conta das diferenças entre o mundo real e o fictício. Por conta disso, os questionamentos em torno dos simbolismos culturais, como o Coelhinho da Páscoa, também começam a surgir.
Quando isso acontecer, cabe aos pais, mães e pessoas responsáveis conversarem com seus pequenos e pequenas, de forma honesta e sincera, sobre essa nova percepção. Afinal, negar a realidade e continuar a estimular a fantasia, nessa altura do desenvolvimento infantil, já não é uma opção.
Ao mesmo tempo, os adultos não devem romper com os simbolismos de forma abrupta e precipitada. É sugerido respeitar o tempo da criança, bem como o tempo das suas próprias descobertas. Por isso, que tal fazer perguntas que estimulem seu raciocínio lógico e permitir que as crianças realizem suas investigações?
Como celebrar a Páscoa com as crianças mais velhas?
Caso as suas crianças já não acreditem no Coelhinho da Páscoa, a celebração poderá ser feita de uma forma mais reflexiva, mas ainda lúdica! Por isso, uma sugestão é continuar a utilizar recursos (visuais e expressivos) para vivenciar essa festa junto ao seu pequeno ou pequena, como cartazes, cartões e decorações temáticas. Isso porque a Páscoa continua sendo um momento especial em família, não é mesmo?
Ainda, uma outra dica é não deixar de conversar com as crianças sobre assuntos que cabem nesse momento, como consumo consciente, alimentação e até religiosidade, por exemplo. E por que não propor brincadeiras que agradem crianças e adultos de todas as idades, como uma caça aos ovos de Páscoa?
Por fim, o mais importante: aproveite o feriado para ler livros infantis, assistir a filmes que abordem esse tema e lembre-se de refletir com sua criança sobre essa época tão divertida e particular do ano!
Dicas da Leiturinha para a Páscoa
E se, junto ao ovo de chocolate, o seu pequeno leitor receber também um livro infantil? Essa é uma forma de tornar a celebração da Páscoa ainda mais significativa e inesquecível para as crianças! Com certeza, essa atitude será responsável por uma memória muito bonita.
E não precisa ser, necessariamente, um livrinho temático. Qualquer obra que puder se conectar, de alguma forma, com o momento que estamos vivendo, será especial. Então, vamos às recomendações da Loja Leiturinha?
Cadê o Meu Coelhinho?
Se a sua criança ainda acredita no Coelhinho da Páscoa, ela irá adorar as texturas e as imagens de cores vibrantes do livro Cadê o Meu Coelhinho?. É só seguir o coelhinho e descobrir as muitas texturas que vão ajudar no desenvolvimento sensorial dos pequenos e pequenas!
Clique aqui para conferir o livro “Cadê o Meu Coelhinho” na Loja Leiturinha!
O Pulo do Coelho
Em O Pulo do Coelho, conhecemos Gusmão, um menino “querente”. Queria aprender o passinho de dança, queria tomar chuva sem hora pra acabar, queria acalmar a avó. Queria tudo e ao mesmo tempo! Como toda criança!
Um dia, Gusmão teve um sonho. Sonhou que era um coelho e que estava em um circo. Mas Gusmão, todo querente, não queria ser coelho, queria mesmo era ser mágico. No meio dessa aventura circense, o menino vai descobrir que o mais importante é não desistir do próprio sonho.
Clique aqui para ver o livro “O Pulo do Coelho” na Loja Leiturinha!
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Charlie Bucket adora chocolate. E o Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate para cinco crianças sortudas. É um prêmio de uma vida! Quebra-queixos, doces mexe-mexe e um rio de delícias de chocolate derretido os aguardam. Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele!
Clique aqui para comprar o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” na Loja Leiturinha!
Você gostou das dicas da Leiturinha para celebrar a Páscoa? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa!