Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Como funciona o yoga baby?

por | jun 21, 2022 | 0 Comentários

Você sabia que o dia 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga? Essa prática, que trabalha o corpo e a mente, proporciona diversos benefícios para a saúde, desde o alívio de dores ao controle do estresse e da ansiedade, por exemplo. Além disso, o yoga pode ser praticado por homens, mulheres, crianças e até bebês. 😱 Isso mesmo! O yoga baby é uma forma de fortalecer o corpo e estar junto com o seu bebê, especialmente durante o seu primeiro ano de vida.

Ficou interessado(a)? Então, confira abaixo o texto de Priscilla Valadares, fisioterapeuta obstétrica, doula, osteopata, educadora perinatal e mãe da pequena Maia, além de idealizadora dos projetos “Gravidez Com Amor” e “Mamãe e Eu”. Acompanhe! 👶❤️

Leia mais:
👉 Meu bebê não dorme: o que fazer?
👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?
👉 Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

O que é o yoga?

O yoga tem sua origem na Índia, há mais de 5 mil anos, e sua prática é voltada para a evolução espiritual do ser humano. 🧘‍♀️ Atualmente, essa prática milenar possui diversas linhas. Dentre elas, algumas das mais conhecidas são a hatha yoga, yoga integrativa, ashtanga yoga, vinyasa yoga, acroyoga e outras.

No entanto, independente da sua modalidade, o yoga busca o equilíbrio do indivíduo, proporcionando bem-estar físico e mental. Para muitos, o yoga é muito mais do que uma prática de posturas, respirações e meditações: o yoga é um estilo de vida. Afinal de contas, seus princípios e filosofias estão integrados no ser e são levados como prática para o dia a dia.

Além disso, uma nova modalidade, que vem ganhando cada vez mais espaço, é o yoga baby. Você já ouviu falar? Isso mesmo! Como o próprio nome diz, trata-se de yoga para bebês! Então, vamos conhecer essa prática, cada vez mais procurada pelas famílias? 😍

Como funciona o yoga baby?

Nesta modalidade, a mãe, o pai ou pessoa responsável pratica o yoga junto com o seu bebê. Além de posturas (asanas) que podem ser praticados pelo adulto junto com seu pequeno ou pequena, existem exercícios específicos para começar a praticar com os bebês.

Cada movimento proposto para os bebês, respeitam os limites do seu corpo e a sua etapa do desenvolvimento infantil. Os movimentos, em sua maioria, são também integrados com canções. 🎵 Dessa maneira, o bebê começa associar a música com o exercício a ser proposto.

Relatos de praticantes do yoga baby

A minha primeira aluna tinha apenas 2 meses quando começou a praticar o yoga baby, junto com sua mãe. Um dos seus exercícios prediletos era o da “borboletinha”, que nós sempre fazíamos. Acompanhei ela até os 8 meses de idade e fomos evoluindo com diferentes exercícios a cada aula, mas sempre fazendo o da borboleta!

Em determinado momento, sua mãe engravidou novamente. E, então, mudamos a modalidade do exercício. Porém, quando ela já estava com mais de 1 ano, sua mãe me enviou um vídeo, onde ela estava fazendo o exercício da borboletinha sozinha ao ouvir a música tocar. 🦋 Quase choro de emoção ao ver aquela pequena fazendo o exercício com tanta alegria!

Esse relato é apenas um exemplo real, para que você possa se lembrar do impacto que essa atividade tem na vida da sua criança! Mesmo pequena, ela irá criar memórias que não serão apagadas. Inclusive, outras mães que praticam o yoga baby já me enviaram os seguintes relatos:

“Ela era meio ‘presa’ fazendo as aulinhas, mexendo as perninhas. Tenho feito todo dia os exercícios e, agora, ela está bem melhor!”

“Eu adoro fazer os exercícios com ela!”

“Estou adorando as aulas. Estão me fazendo super bem! Sempre que posso, faço os exercícios.”

“Estou amando fazer os exercícios com meu pequeno. Faço todo dia!”

Como praticar o yoga baby?

Além dos encontros presenciais, existem programas on-line de yoga baby, com aulas gravadas. Eu mesma, como fisioterapeuta e mãe de Maia, desenvolvi o programa “Mamãe e Eu“, com diversos exercícios do yoga baby gravados e também aulas semanais, para as mães fazerem junto com seus bebês!

Essa ideia surgiu após compartilhar os vídeos da minha prática de yoga baby com a Maia, que tinha pouco mais de um mês de vida. Com isso, montamos o programa on-line com aulinhas gravadas. No próximo mês, inclusive, pretendo voltar a dar as aulas presenciais, já que minha pequena vai fazer quase 5 meses.

Qual é a indicação do yoga baby?

A partir do 1º mês de vida do bebê, alguns exercícios podem ser iniciados em seu lar. Já pensando no trabalho em grupo, é importante ressaltar que a maioria dos pediatras recomenda a prática a partir dos 3 meses de idade, quando os bebês tomam as primeiras doses das vacinas.

E até quando praticar o yoga baby? Até antes do seu bebê começar a andar e começar explorar o mundo de uma outra maneira. Além disso, é preciso fazer uma observação fundamental: a prática do yoga é feita junto COM seu bebê e não apenas NO seu bebê. Pode parecer besteira, mas o “com” e o “no” fazem grande diferença!

Por fim, sempre que iniciamos a atividade, perguntamos ao bebê se ele deseja praticar o yoga baby e observamos seus sinais como resposta. Geralmente, quando o bebê diz “sim”, ele sorri, abre os braços, olha em seus olhos. Quando a resposta é “não”, ele costuma desviar o olhar, resmunga, fecha os braços ou choraminga. Cada bebê tem suas próprias características: o interessante é que aprendamos, desde cedo, a ouvir, perceber a linguagem do nosso bebê e, o melhor, a respeitá-lo. 😉

Quais são os benefícios do yoga baby?

Podemos dividir os benefícios do yoga baby em duas partes, os benefícios para os adultos (especialmente, para as mães) e para os bebês. Veja:

Benefícios para as mães:

  • Favorece a recuperação do corpo no pós-parto de maneira consciente;
  • Promove o bem-estar;
  • Favorece a autoestima;
  • Melhora a postura;
  • Alivia as dores e tensões musculares;
  • Promove a socialização;
  • Fortalece ainda mais vínculo entre adulto e bebê.

Benefícios para o bebê:

  • Estimula o desenvolvimento motor e cognitivo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Auxilia na redução de cólicas e gases;
  • Promove a percepção corporal;
  • Favorece o relaxamento.

Por que praticar o yoga baby?

Através do yoga baby, aproveitamos um tempo com qualidade para interagir com nosso bebê, de maneira lúdica e eficaz. Por isso, durante as aulas do yoga baby, adultos e bebês precisam estar 100% confortáveis, tudo bem?

Geralmente, como os grupos costumam ser formados por mães e seus bebês, a qualquer momento é possível parar para amamentar, trocar fralda ou, simplesmente, caminhar com o pequeno ou pequena para acalmá-lo. Ou seja, as aulas são flexíveis.

Além disso, as aulas do yoga baby duram em torno de 50 a 90 minutos. São também realizadas uma ou duas vezes por semana, a depender do profissional.

E você, se interessou pelo yoga baby? Então, procure um(a) profissional especialista. Com certeza, você e seu bebê irão sentir os efeitos dos inúmeros benefícios desta linda prática! 🥰

Bônus: exercício da cobra para adultos e bebês

O exercício da cobra é excelente para aliviar as cólicas e gases do seu bebê! Para começar, procure um local calmo, seguro e confortável para que vocês possam realizar essa prática do yoga baby. Em seguida, pergunte ao seu bebê se ele deseja praticar o exercício com você e avalie sua resposta. Lembre-se: não se frustre se o melhor momento para ele não for agora, ok?

Caso a resposta seja afirmativa, vamos ao movimento! Ele é bem simples: basta você dobrar e esticar as perninhas do seu bebê, cantando a música da cobra. Para ver como o exercício é feito e conhecer a música, é só clicar aqui. 😊🐍

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre o yoga baby? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe abaixo o seu comentário!

O yoga baby é uma maneira incrível de se conectar com o seu bebê. Outra sugestão, são os livros infantis! Por isso, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Categorias:
0 - 3 anos | Bebê
Escrito por Priscilla Valadares
Fisioterapeuta obstétrica, doula, osteopata, educadora perinatal e idealizadora dos projetos "Gravidez Com Amor" e "Mamãe e Eu". *Priscilla é especialista em fisioterapia obstétrica e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Interagir com os bebês desde a gestação é fundamental para um desenvolvimento saudável e também para o fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças. E quando falamos em interação, vale ler, cantar, ouvir música, conversar e, sobretudo, dançar com os pequeninos e...

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Você sabia que pode colaborar (e muito!) com o desenvolvimento da linguagem do seu filho ou filha? Pois é! A participação ativa da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver suas habilidades, inclusive a fala. Por isso,...

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de desenvolvimento, quando falamos em crescimento infantil também é importante levar em conta os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Isto é, as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais...

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Dança com bebê: fortalecendo o vínculo por meio da música

Interagir com os bebês desde a gestação é fundamental para um desenvolvimento saudável e também para o fortalecimento do vínculo entre adultos e crianças. E quando falamos em interação, vale ler, cantar, ouvir música, conversar e, sobretudo, dançar com os pequeninos e...

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

Você sabia que pode colaborar (e muito!) com o desenvolvimento da linguagem do seu filho ou filha? Pois é! A participação ativa da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver suas habilidades, inclusive a fala. Por isso,...

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de desenvolvimento, quando falamos em crescimento infantil também é importante levar em conta os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Isto é, as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais...

Bilinguismo infantil: mitos e verdades

Bilinguismo infantil: mitos e verdades

Infelizmente, ainda circulam muitas informações falsas sobre o bilinguismo, sobretudo infantil. Afinal, será mesmo que falar uma segunda língua pode atrasar o desenvolvimento da fala? Ou, então, atrapalhar a alfabetização? Para ajudar a sua família, chegou a hora de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!