O desenvolvimento da linguagem varia muito de uma criança para outra, no entanto, é interessante conhecer e estar atento aos sinais de que seu pequeno pode não ter as mesmas habilidades que a maioria das crianças desenvolvem na mesma idade dele, configurando algum atraso de fala.

Diversos fatores podem influenciar direto ou indiretamente neste processo. Muitos bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas como “mamãe” e “dada” antes do primeiro aninho, e a maioria consegue ter um pequeno vocabulário composto por até 20 palavras aos 18 meses de idade. 

Assim, se seu filho ainda não fala tanto quanto a maioria das crianças da mesma idade, ele pode estar com atraso de fala ou atraso de linguagem, sendo que, apesar de estarem relacionados à capacidade comunicativa das crianças, essas são coisas diferentes.

Quais as diferenças entre atraso de fala e atraso de linguagem?

O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.

Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa. Ou seja, quando a criança possui um atraso especificamente na linguagem ela pode pronunciar corretamente as palavras, mas pode ter dificuldade em se expressar ou entender os outros.

O que pode causar o atraso na fala/linguagem?

As causas mais comuns de atraso na fala incluem:

– Perda de audição;

– Danos cerebrais;

Falta de estímulos (por exemplo, a criança passa pouco tempo conversando com adultos);

Autismo;

– Mutismo eletivo (transtorno psicológico em que a criança se recusa a falar);

– Convívio em um ambiente familiar bilíngue;

Marcos do desenvolvimento das habilidades de fala e linguagem

Conforme falado anteriormente, cada criança cresce e aprende no seu próprio ritmo, mas é importante se atentar aos marcos que demonstram o desenvolvimento normal da fala em cada etapa de crescimento.

– Antes dos 12 meses: após o nascimento, o som mais comum e natural que a criança vai emitir é o choro. Com 2-3 meses ela será capaz de sorrir para você. A partir dos 6 meses, se não tiver problemas auditivos, a criança passa a ter a curiosidade e a capacidade de acompanhar sons. Com 12 meses, algumas já conseguem dizer 1 ou 2 palavrinhas e já se familiarizam com alguns nomes e objetos comuns.

– De 12 a 15 meses: nesta idade, já é possível balbuciar mais alguns sons e inclusive, imitar palavras que ouvem e compreender instruções bem simples, como “dê para mim o boneco”.

– De 18 a 24 meses: a partir dos 18 meses, a criança começa a aumentar seu vocabulário e, com isso, passa a ser capaz de falar frases com mais de uma palavra e também aprende a falar as partes do corpo.

– De 2 a 3 anos: depois dos 2 anos, a criança consegue reconhecer e apontar objetos em livros, começa a trabalhar com plurais simples e passa a combinar substantivos e verbos. A partir dos 3 anos, o desenvolvimento é ainda mais visível. A criança já consegue contar pequenas histórias e até cantar musiquinhas e falar o seu nome e sobrenome.

Ao perceber um ritmo de desenvolvimento lento em seu filho, procure um especialista para realizar alguns exames de rotina, assim, o profissional poderá verificar se a criança está ou não atingindo as metas esperadas. Muitos atrasos não são sérios e se diagnosticados precocemente, as chances de sucesso no tratamento e desenvolvimento da criança são enormes.

Leia também:

Profile photo of Daniely Sanchez

Psicóloga Especialista em Desenvolvimento Infantil e Autismo. Atende casos relacionados à Ansiedade Infantil, Agressividade, Medos, Bullying, Comportamentos Disfuncionais, Baixa Autoestima, Depressão Infantil, Atraso de Desenvolvimento, TEA e TDAH.