Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Cuidados com as crianças no inverno

por | jul 14, 2022 | 0 Comentários

O inverno, a estação mais fria do ano em muitas partes do Brasil, vai de 21 de junho a 22 de setembro. Essa é a época preferida de algumas pessoas, que gostam das temperaturas mais baixas. Em contrapartida, o inverno também preocupa muitos pais, mães e pessoas responsáveis, já que costuma aumentar o risco de doenças respiratórias. Nesse sentido, você sabe quais são os principais cuidados com as crianças no inverno? 🥶❄️ Então, leia o texto abaixo e confira dicas especiais para proteger os pequenos e pequenas nos dias mais frios!

Leia mais:
👉 Vacinas são seguras?
👉 Como cuidar da saúde das crianças?
👉 Dicas indispensáveis antes de viajar com crianças

Por que as crianças parecem ficar mais doentes no inverno?

Geralmente, assim que o inverno começa, as preocupações em relação à saúde dos pequenos e pequenas também aumentam, não é mesmo? Isso porque, de fato, há muitas crianças doentes nessa época do ano. Mas você sabe por que as crianças costumam adoecer no inverno? 🤔

Há alguns fatores que contribuem para que certas doenças sejam ainda mais recorrentes no inverno, especialmente aquelas causadas por vírus. No frio, por exemplo, a tendência é fechar as janelas de casa. Ou, então, frequentar ambientes fechados e aglomerados, onde há pouca circulação de ar. No entanto, essas atitudes facilitam o contágio de doenças respiratórias.

Além disso, quando o clima está frio e seco, o corpo humano diminui a produção de muco nasal, também conhecido como catarro. Essa secreção, produzida nas vias respiratórias, têm justamente a função de proteger o organismo de partículas, como poeira, pólen e micro-organismos.

Seja por meio de tosse ou espirro, o muco ajuda a expelir os organismos invasores. A falta dele, então, contribui para que os vírus se alojem mais facilmente nas vias aéreas. Portanto, é comum que tanto adultos quanto crianças fiquem mais suscetíveis a certas doenças durante os períodos de inverno ou até outono.

Ainda, no caso dos pequenos e pequenas, é preciso lembrar que seu sistema imunológico ainda está em processo de amadurecimento. Por isso, durante toda a primeira infância, as crianças costumam apresentar quadros infecciosos respiratórios com maior frequência.

Mas lembre-se: todo cuidado é pouco na hora de prevenir e tratar qualquer doença! Portanto, consulte o(a) pediatra e esteja bastante atento(a) para que o quadro não evolua e se transforme em algo ainda mais grave, tudo bem? 😉

Pensando em tudo isso, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar a sua família a cuidar dos pequenos e pequenas durante o inverno? ❤️ Acompanhe!

7 cuidados com a crianças no inverno

Diante do elevado risco de doenças respiratórias no inverno, algumas atitudes simples podem ajudar a sua família a diminuir as chances de infecção. Saiba mais:

1. Mantenha o ambiente sempre arejado

Grande parte dos vírus (como é o caso do vírus da gripe, do resfriado ou do covid-19) são transmitidos pelo contato físico ou pelo ar, por meio de pequeníssimas partículas que ficam suspensas no ambiente por algum tempo. Por isso, mesmo nos dias mais frios, é importante abrir as janelas para garantir que o cômodo esteja arejado.

Já em ambientes ventilados ou, sobretudo, ao ar livre, essas mesmas partículas se dissipam com maior facilidade, o que ajuda a evitar novas infecções. Assim, seja verão ou inverno, abra as janelas e deixe o ar circular, ok? Especialmente, dentro de casa!

2. Mantenha o ambiente limpo

Em muitas regiões, o inverno também é sinônimo de tempo seco. E como a combinação do ressecamento das vias aéreas com a poeira pode agravar ainda mais os problemas respiratórios, a melhor opção é fazer uma limpeza úmida. 🧼

Então, se possível, passe panos úmidos nos móveis, limpe o chão com regularidade e evite o uso de espanadores e vassouras, que podem fazer com que a poeira levante, provocando tosses e espirros. Essa dica é fundamental, principalmente para as famílias de crianças alérgicas.

3. Use roupas limpas e adequadas para a estação

Um dos principais cuidados com as crianças no inverno é garantir que elas estejam sempre bem agasalhadas, para que não passem frio. Especialmente, nas extremidades do corpo, com mãos e pés. E o mais importante: as roupas de frio devem estar higienizadas e sem poeira!

Em países como o Brasil, onde temos curtos períodos de inverno, é comum que as roupas mais pesadas fiquem guardadas. 🧣🧥 Ao tirar os casacos do armário, contudo, eles podem estar empoeirados ou com ácaros. O ideal é lavar as roupas antes de usá-las, para evitar reações alérgicas.

4. Incentive que a criança lave as mãos

Para além do ar, as mãos podem ser cruciais na transmissão dos vírus. Tocam o chão, outras pessoas e, depois, entram em contato com as vias respiratórias. Por isso, desde cedo, é importante ensinar e incentivar os pequenos e pequenas a lavarem sempre as mãos.

Vale cantar uma música, lavar as mãos junto com as crianças e reforçar a importância da higiene para a saúde. 🖐️ Sobretudo, antes de comer, depois que chegar da rua, depois de ir ao banheiro e quando mais achar necessário!

5. Reforce a hidratação e alimentação

Quando a criança está gripada, resfriada ou com algum quadro alérgico, as vias respiratórias podem ficar ainda mais ressecadas. Além disso, por conta da febre, vômitos ou diarreia, o corpo costuma se desidratar mais rápido. Por isso, é importante oferecer água, sucos e água de coco para os pequenos e pequenas.

Ainda, durante um quadro infeccioso, a alimentação também merece atenção. E, por isso, deve ser um dos principais cuidados com as crianças no inverno! Manter hábitos de vida saudável, incluindo bons hábitos alimentares, é bastante importante para fortalecer o sistema imunológico, promover o bem-estar e a qualidade do sono, por exemplo.

6. Evite aglomerações

Sabemos que as aglomerações podem ser ainda mais perigosas no inverno, principalmente para os pequenos e pequenas. Afinal, em espaços fechados como bares, restaurantes e festas, as pessoas podem transmitir doenças respiratórias para muitas pessoas, ainda que estejam a metros de distância.

Nesse sentido, sempre dê preferência a locais abertos, como parques, praças e passeios na rua. Agasalhe bem sua criança e leve-a para se divertir! Afinal, entrar em contato com a natureza também é divertido e essencial para a saúde dos pequenos e pequenas. 🌱

7. Fique de olho no calendário vacinal

Infelizmente, ainda não existem vacinas para todas as variantes de vírus. No entanto, é muito importante que a carteira de vacinação do seu pequeno ou pequena esteja em dia, de acordo com a sua faixa etária.

Então, fique de olho nas campanhas de vacinação da sua cidade, observe quando acontece o próximo ciclo de vacinas da sua criança e não perca essas datas de vista. Lembre-se: as vacinas podem salvar vidas! 😍 Graças aos avanços da ciência, muitas delas evitam doenças sérias, que podem ser até fatais.

Livros infantis para falar de cuidados com as crianças

Que tal conhecer algumas histórias que irão ajudar você a falar sobre os cuidados com as crianças no inverno? Conheça a seguir algumas sugestões bastante especiais, que estão disponíveis na Loja Leiturinha! 📚🌈

O Que São Germes?

O Que São Germes?

O que são germes? Como eles se espalham? E como os medicamentos ajudam? Com esta edição do Meu Livrinho dos Porquês, as crianças curiosas podem ver mais de perto bactérias e vírus maliciosos e microscópicos, em uma fascinante introdução aos germes e higiene! O livro O Que São Germes? tem ainda com 30 abas para levantar e dicas sobre como lavar as mãos e se manter saudável. Demais, não é mesmo?

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Que São Germes” na Loja Leiturinha!

Todos Contra o Vírus

Todos Contra o Vírus

Todos Contra o Vírus é um livro infantil para deixar claro, tim tim por tim tim, por que é tão importante nos cuidarmos direitinho. Seja lavando as mãos, usando máscaras, cobrindo o rosto para espirrar… Assim, cada um de nós, adultos e crianças, vamos combater esse vilão minúsculo e malvado: o vírus!

Além disso, o livro mostra um pouquinho como os super-heróis e super-heroínas que estão na linha de frente dessa pandemia tem seu papel fundamental nessa história! Seja para ler para os pequenos e pequenas em casa ou para ler para os alunos em sala de aula, este livro pode ser um grande aliado para trazer mais leveza para um tema tão importante e necessário.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Todos Contra o Vírus” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de livros infantis? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Vamos falar de filosofia para crianças?

Vamos falar de filosofia para crianças?

Você sabia que hoje é o Dia da Pessoa Filósofa? Pois é! O dia 16 de agosto é dedicado aos profissionais que refletem e questionam a sociedade, a política, a religião, os costumes e muito mais. Por isso, apresentar a filosofia para as crianças é possibilitar que elas...

Como funciona o cérebro das crianças?

Como funciona o cérebro das crianças?

O cérebro é uma das estruturas mais intrigantes e complexas do corpo humano. Ao longo de toda a vida, esse órgão passa por inúmeras transformações. Especialmente durante a primeira infância, o cérebro recebe uma série de estímulos, que podem ser fundamentais para o...

Qual é a importância da diversidade cultural?

Qual é a importância da diversidade cultural?

O que é ser criança morando na beira de um rio? Pertinho da praia? Ou, então, em um grande centro urbano? Em um sítio, um apartamento ou uma oca? A Leiturinha atua em prol da diversidade das infâncias! Todas elas, no plural. Nesse sentido, queremos ir além dos...

Vamos falar de filosofia para crianças?

Vamos falar de filosofia para crianças?

Você sabia que hoje é o Dia da Pessoa Filósofa? Pois é! O dia 16 de agosto é dedicado aos profissionais que refletem e questionam a sociedade, a política, a religião, os costumes e muito mais. Por isso, apresentar a filosofia para as crianças é possibilitar que elas...

Como funciona o cérebro das crianças?

Como funciona o cérebro das crianças?

O cérebro é uma das estruturas mais intrigantes e complexas do corpo humano. Ao longo de toda a vida, esse órgão passa por inúmeras transformações. Especialmente durante a primeira infância, o cérebro recebe uma série de estímulos, que podem ser fundamentais para o...

Qual é a importância da diversidade cultural?

Qual é a importância da diversidade cultural?

O que é ser criança morando na beira de um rio? Pertinho da praia? Ou, então, em um grande centro urbano? Em um sítio, um apartamento ou uma oca? A Leiturinha atua em prol da diversidade das infâncias! Todas elas, no plural. Nesse sentido, queremos ir além dos...

Como acolher as crianças refugiadas?

Como acolher as crianças refugiadas?

Em todo o mundo, estima-se que existam mais de 100 milhões de refugiados. Tratam-se de pessoas forçadas a deixar suas casas devido às guerras e conflitos armados, perseguições e abusos de direitos humanos, conforme explica a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!