5 filmes para falar sobre emoções e sentimentos com crianças

set 6, 2022 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Para alguns adultos, falar sobre emoções e sentimentos é bastante difícil. Afinal, por muito tempo, as pessoas se acostumaram a não conversar sobre saúde mental. Porém, sabemos que lidar com o que sentimos de maneira honesta é o melhor que podemos fazer. Então, que tal conhecer 5 filmes para falar sobre emoções e sentimentos com crianças? Acompanhe! 🎬

Leia mais:
👉 Como cuidar da saúde mental das crianças?
👉 Como ensinar seu filho a lidar com as emoções?

👉 Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha

Clube Leiturinha: assine já!

Como falar de emoções e sentimentos em casa?

Falar de sentimentos com as crianças nem sempre é uma tarefa simples. Especialmente, para aqueles pais, mães e pessoas responsáveis que também não conseguem expressar as suas próprias emoções, não é mesmo?

Apesar disso, as habilidades socioemocionais são importantíssimas. Seja para a socialização ou a boa convivência em grupo, por exemplo. Por tudo isso, trabalhar as emoções e os sentimentos desde cedo é fundamental. 😉

Uma boa ideia para começar essa conversa com os pequenos e pequenas é introduzir uma história. Nesse sentido, os livros infantis, desenhos animados e até filmes para crianças podem ser ferramentas úteis para muitas famílias.

Portanto, vamos conhecer 5 filmes para falar sobre emoções e sentimentos com crianças? ❤️ Confira a seguir!

5 filmes para falar sobre emoções e sentimentos com crianças

Prepare a pipoca! 🍿 Os filmes que indicamos abaixo são divertidos e gostosos para assistir em família. Além disso, também trazem lições importantes para os pequenos e pequenas. Vamos conhecê-los?

1. Divertida Mente (2015)

Divertida Mente

Cartaz do filme Divertida Mente

O filme Divertida Mente, da Disney Pixar, ganhou seu lugar de destaque no mundo das animações justamente por falar sobre emoções e sentimentos. 🤩 No começo da história, conhecemos Riley, uma menina de 11 anos que está passando por uma grande mudança: sua família está deixando a sua cidade natal para se mudar para São Francisco.

Assim que conhecemos Riley, também conhecemos suas emoções. A primeira é a Tristeza, representada por uma menina azul, que está sempre se arrastando de um lado para o outro. Já a líder das emoções é a Alegria, com sua cor amarela cintilante e seu grande sorriso. Além delas, encontramos o Medo, a Nojinho e o Raiva.

Todas essas emoções ficam em uma espécie sala de controle, no cérebro de Riley. Porém, com tantas mudanças na vida dessa pequena, as coisas acabam ficando cada vez mais complicadas. Durante a confusão, a Alegria tenta expulsar a Tristeza do local. O que ela não percebe é que Riley não seria a mesma sem a Tristeza!

Então, depois que a Tristeza vai embora, a vida de Riley começa a piorar. Para evitar que o pior aconteça, a Alegria corre contra o tempo para reencontrar essa emoção tão incompreendida. Será que ela vai conseguir? 👀

👉 Quer levar a diversão para fora das telinhas? A Loja Leiturinha pode ajudar! Divertida Mente: Alegria é um livro infantil para que as crianças conheçam ainda mais esse sentimento tão especial!

2. Sing – Quem Canta Seus Males Espanta (2016)

Sing - Quem Canta Seus Males Espanta

Cartaz do filme Sing – Quem Canta Seus Males Espanta

Sing – Quem Canta Seus Males Espanta é uma comédia musical, dirigida e escrita por Garth Jennings. Na história, o coala Buster Moon é o dono de um teatro que está em risco de falência. Então, para não perder o lugar que tanto ama, ele resolve promover um concurso de canto!

Para ganhar os 100 mil dólares oferecidos como prêmio, muitos habitantes da cidade se mobilizam para o concurso. Todos eles têm histórias complexas e emocionantes, que são embaladas por músicas pop que não saem das nossas cabeças. 🎵

É o caso da porca Rosita, que desistiu da carreira de cantora para ser mãe em tempo integral de 25 leitões. Johnny é um gorila-das-montanhas que quer ser cantor, mas enfrenta problemas com o pai, que quer que o filho siga seus passos no mundo do crime.

Já Meena é uma elefanta que tem uma bela voz, mas medo de palco! Ghunter, por sua vez, é um porco otimista e talentoso. E há também uma porco-espinho roqueira, além de Mike, um rato ambicioso que quer uma vida boa! 😅

3. Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme (2015)

Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme

Cartaz de Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme

Dirigido por Steve Martino, o filme Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme é mais uma das grandes criações do universo de Snoopy e Charlie Brown para as crianças. 💛 Na trama, a turma do Charlie Brown está aguardando as férias de inverno, quando uma garotinha de cabelo vermelho se muda para a cidade.

Charlie Brown se vê encantado pela nova amiga, mas não consegue se aproximar dela por causa da timidez. Porém, ele tenta vencer essa barreira e seus problemas de autoestima para falar com a novata! Snoopy, por outro lado, encontra uma máquina de escrever. Nela, ele começa a criar uma história divertida e fantasiosa. 🥰

4. O Menino e o Mundo (2014)

O Menino e o Mundo

Cartaz do filme O Menino e o Mundo

Dirigido por Alê Abreu, O Menino e o Mundo é um filme brasileiro, que foi muito bem recebido pela crítica. 🤩 Em todo o mundo, foram mais de 30 prêmios! Na história, um menino mora com seus pais no interior. Porém, por conta da falta de trabalho, seu pai precisa se mudar para a cidade grande. Sem sua presença, o menino fica triste e resolve ir atrás dele.

A cidade grande, no entanto, não é como ele pensava. 🙁 Marcada pela exploração e pela pobreza, a capital desperta emoções e sentimentos que o menino nunca havia vivido. E isso só aumenta a saudade do pai e da vida no interior. E agora?

👉 Que tal um livro de imagens, que deixará as crianças sem palavras? O livro O Menino e o Mundo, inspirado no filme, é uma ótima opção para os pequenos e pequenas!

5. A Viagem de Chihiro (2001)

Cena de A Viagem de Chihiro

Cena do filme A Viagem de Chihiro

Dirigida e escrita por Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro ganhou o Oscar de Melhor Animação, em 2003. 🏆 O filme conta a história de Chihiro, uma menina que está se mudando com a família. Durante a viagem, seu pai pega um atalho para economizar tempo. Assim, eles encontram um povoado que parece abandonado.

No vilarejo, eles procuram por um lugar para comer. Porém, ao anoitecer, um jovem misterioso aparece e manda Chihiro ir embora! Então, ela procura seus pais, quando descobre que eles se tornaram porcos! 😱

Agora, Chihiro precisa encontrar uma maneira de transformar seus pais de volta, além de sair da cidade tomada de espíritos. A trama fala de liberdade, pertencimento e vínculos familiares!

Você gostou da nossa seleção de filmes para falar sobre emoções e sentimentos com crianças? Tem mais alguma sugestão? Conte para nós nos comentários!

Que tal ler e viver as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais