Há três meses, temos vivido o que se chamou de “novo normal”, devido à pandemia. O que implica, especialmente, em escolas fechadas. São três meses sem aula ou com aulas à distância. Mas, embora seja o mais seguro a fazer neste momento, qual será o impacto no desenvolvimento infantil do isolamento social?

Entendendo o que é desenvolvimento infantil

O que é desenvolvimento humano? Nada mais é do que o desenvolvimento mental e orgânico do indivíduo desde a infância. O desenvolvimento mental é uma construção contínua e relacional com a vida afetiva e com as relações sociais. Portanto, a interação com outras pessoas é muito importante para o desenvolvimento infantil.  As crianças se constroem e se desconstroem a partir do contato com o outro e com o ambiente em que vive. 

Porém, com o isolamento social, qual é o impacto no desenvolvimento infantil?

No contexto atual,  alguns aspectos essenciais para o desenvolvimento humano e principalmente para o desenvolvimento infantil estão sofrendo impactos. Foram quebradas muitas rotinas familiares, a rotina escolar, os vínculos afetivos com amigos e familiares e a realização de algumas atividades de lazer.

Além disso, o crescimento no uso de equipamentos eletrônicos está acontecendo. Esse uso já é associado ao aumento de estresse nas crianças. Isso, associado  a falta de rotina e atividades ao ar livre, provoca um turbilhão de emoções. 

Aproveite para explorar novas atividades

Ficar em casa, não é sinônimo de tédio e necessita de uma atenção e compreensão familiar acerca dessa nova dinâmica. É um momento também para a exploração de atividades que sejam prazerosas para as crianças e para a família. 

Realizem atividades juntos. Como por exemplo, fazer um bolo, o almoço ou o jantar, organizar a casa ou o quintal. Tente contar histórias, ler e mediar a leitura. Brinque com histórias lúdicas, ou com brincadeiras que fizeram parte da sua infância.  

A infância no novo normal

O mundo não vai mudar. Ele já mudou e muito. Agora, necessita de um olhar amplo das famílias sobre a sua nova rotina. E também sobre o que pode ser feito para o desenvolvimento das crianças, dentro da realidade atual. 

Leia mais:

Profile photo of Elen Montanari

Mestre em Saúde, Psicóloga e Pedagoga. Atua como psicóloga clínica e orientação parental. Apaixonada pela infância, pelo universo infantil, pela ludicidade, pela leitura e pelo brincar, pois acredita que a infância é a fase mais rica no desenvolvimento do ser humano, formará o futuro adulto. *Elen é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.