O adulto, a criança e o livro: a função libertadora e informativa da leitura compartilhada

fev 15, 2023 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Leiturinha, Literatura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A leitura compartilhada é uma das principais maneiras de criar um espaço seguro de aprendizado e troca entre os pais e suas crianças 😍. Além disso, quando desenvolvida no ambiente escolar, permite a expansão da visão de mundo da criança.

Neste texto, vamos explicar o que é essa leitura compartilhada, seus benefícios e dicas para que você consiga fazer em casa. 😀 Vamos lá?

O que é leitura compartilhada?

A leitura compartilhada 📖 é uma das maneiras mais interessantes de incentivar as crianças à leitura, e também ao desenvolvimento da fala e do pensamento criativo.

Se você tem dúvidas de como fazer uma leitura compartilhada, não se preocupe! É simples! Essa prática consiste em ler em voz alta com a criança, 🗣 acertando o ritmo de leitura.

É bastante comum nas escolas de educação infantil, no período de alfabetização 📚, e tem como principal objetivo possibilitar a troca de impressões sobre o que foi lido. Além disso, é uma forma de ajudar as crianças com leituras mais difíceis ou palavras nunca vistas.

Assim, a leitura compartilhada pode ser feita também em casa, com os pais, mães ou responsáveis 👪. Afinal, quanto maior a prática, mais rápido a criança consegue absorver o vocabulário e o gosto pela leitura.

Os benefícios da leitura compartilhada

Só nesta primeira introdução, já deu para perceber que são muitos os benefícios da leitura na infância, certo? Aqui, vamos apresentar vários outros, como: incentivo ao desenvolvimento, as trocas positivas e o despertar do prazer pela leitura.

Incentiva o desenvolvimento

Se você tem dúvidas sobre como estimular o desenvolvimento das crianças e bebês, a leitura compartilhada é uma excelente alternativa. Primeiro, porque que você cria um ambiente seguro, de confiança e liberdade para que eles possam se expressar. 💖

Segundo, porque, com a leitura compartilhada, você consegue ajudar os pequenos e pequenas a pronunciarem as palavras mais difíceis da maneira correta, ajustando erros de forma rápida e sem traumas.

Trocas positivas

Outro benefício são as trocas positivas, que estão relacionadas às histórias lidas. É importante que sempre ao final de uma história, você peça para a criança explicar o que entendeu do texto e o que achou de cada personagem. ⭐ Isso ajuda na construção de repertório e de pensamento crítico.

Para fazer isso em casa, você pode criar uma biblioteca infantil: assim, sempre terá novas histórias e textos para leitura compartilhada para criar diferentes cenários imaginativos.📚

Desperta o prazer pela leitura

A leitura compartilhada infantil faz com que a sua criança tenha mais proximidade com os livros e, consequentemente, tenha mais intimidade com a leitura. Além disso, você sabia que ler para crianças ajuda no desempenho escolar

Pois é! Esse é outro benefício de incentivar os pequenos e pequenas a lerem com você.🥰

Dicas para fazer leitura compartilhada

✏ Já deu para perceber que ter um momento de leitura compartilhada com as crianças é tudo de bom, não é? Para ajudar você a entender como trabalhar leitura compartilhada em casa, separamos algumas dicas valiosas. Acompanhe aqui.

A leitura como forma de arte

Ao introduzir a leitura como uma forma de arte 🌼, fica mais fácil para a criança assimilar que aquilo não é uma obrigação ou um “dever de casa”. Muitas vezes, os pais e até mesmo alguns professores acabam criando um direcionamento errado sobre o momento de ler.

Por isso, quando fizer a leitura compartilhada, dê algumas opções de livros feitos para a idade da criança e garanta que ela possa escolha sobre aquele que será lido.

Isso será como se ela tivesse escolhendo o brinquedo 🎈 — mas, em vez da brincadeira com o mundo real e físico, será com o mundo imaginário e fantástico.

A interferência é importante

Apesar de ser uma leitura compartilhada, é importante que o adulto consiga ditar o ritmo — mas sempre respeitando a criança, claro. 😉 Além disso, as interferências devem ser feitas para ajudar a criança em palavras difíceis, ou em momentos que ela queira desistir da prática.

O importante é sempre garantir que seja um momento de respeito mútuo. Por isso, é importante que o adulto, principalmente, saiba reconhecer as dificuldades da criança e ajude-a a superá-las com paciência.

Vestir a roupagem do universo infantil

Nesse processo de leitura compartilhada, é importante que a criança seja vista através dos olhos do adulto como um ser ativo, que vivencia um período único do seu desenvolvimento e que requer exploração de capacidades e incentivo às possibilidades.

✔ É nesse momento, também, que pode (e deve) existir o comportamento de “aprendizado” junto à criança. Enquanto adulto, perceba o que esse pequeno ser tem para ensinar, e aprenda.

Criar formas de estimular a sua criança

Todas as características do universo infantil devem ser usadas a favor dos estímulos. Seja a curiosidade, a impaciência ou mesmo o receio do novo: tente transformar todos esses sentimentos em algo positivo, para incentivar a criança na leitura.

Quando esse tipo de estímulo é percebido, fica mais fácil criar espaços de fantasia, imaginação e criatividade.🤸

Usar um diário literário

O diário literário é uma ótima maneira de acompanhar as rotas literárias. Com ele, dá para rever as histórias antigas e programar novas histórias.

É interessante que você reserve um tempo ⏳ para sempre voltar a esse diário, pedindo que sua criança diga como se sentiu lendo o livro, o que mais marcou na história e qual o seu personagem favorito.

Isso vai ajudar, inclusive, no desenvolvimento da memória do seu pequeno ou pequena.

Quando será sua próxima leitura compartilhada?

Se possível, já deixe um espaço reservado na agenda para curtir esse momento com sua criança! Aqui, demos as dicas que você precisava para já começar a colocar em prática.

Lembre-se que esse momento é muito importante para o desenvolvimento do seu pequeno ou da sua pequena. Aproveite para torná-lo divertido! Um dos jeitos de fazer isso é assinar o Clube Leiturinha: com ele, nunca faltarão histórias legais para compartilhar.

Leia mais:

👉 Livros para se divertir e aprender em família | Blog Leiturinha 

👉 Os melhores poemas de Cecília Meireles para crianças

👉 6 opções de coleção de livro infantil para educar crianças | Blog Leiturinha

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais