Afinal, como usar a tecnologia no desenvolvimento infantil?

jun 24, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É difícil imaginar o desenvolvimento infantil atualmente longe da tecnologia. Alguns bebês, antes mesmo de aprender a falar, já sabem o movimento necessário para passar uma foto em um smartphone. O debate entre os profissionais da área, é o quanto o envolvimento com as tecnologias que temos acesso atualmente, pode ser prejudicial ou benéfica para o desenvolvimento dos pequenos. A questão é que a tecnologia pode ajudar, e muito. O que é preciso saber é como e por quanto tempo utilizá-la.

Tecnologia a favor do desenvolvimento

Estímulos recebidos durante a primeira infância são essenciais para habilidades que serão desenvolvidas para toda a vida. Portanto, é muito importante manter o uso desses equipamentos de acordo com a recomendação médica e, principalmente, prestar muita atenção no conteúdo assistido.

O que acontece é que nos primeiros anos de vida, os incentivos que recebemos aumentam as conexões entre os neurônios. Esses estímulos podem ser feitos por palavras, toques, brincadeiras, músicas e leitura. Mas, afinal, como a tecnologia poderia ajudar? Hoje existem muitos aplicativos pedagógicos que, ao mesmo tempo que divertem, ensinam os pequenos de maneira segura.

A mediação é necessária

É essencial ressaltar que os pais tenham cuidado para que as crianças não tenham acesso a essas tecnologias sozinhas, é preciso sempre acompanhar e desbravar junto com eles aquilo que assistem. Isso é positivo porque permite que os pais usem a criatividade para ajudar ainda mais no desenvolvimento dos pequenos. Por exemplo, se o bebê gosta muito de um personagem que canta e dança, incentive que ele cante e dance junto e entre também na brincadeira. Faça perguntas sobre o desenho, como “nossa, o protagonista ficou triste, o que aconteceu com ele? O que você acha que ele está sentindo? Por quê?”. Utilize os personagens como exemplo, “você viu que ele comeu tudo que estava no prato?”, “vamos brincar de fazer comidinhas assim como no PlayKids App?”. Desta, forma é possível utilizar a tecnologia a favor do pequeno e estimular seu desenvolvimento.

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais