A leitura estimula a imaginação e a criatividade, desenvolve o senso crítico, enriquece o vocabulário, melhora a escrita e muito mais. Afinal, ler é viajar, aprender e construir novos conhecimentos. No entanto, muita gente gostaria de ler mais, não é mesmo? Ou, então, de incentivar a leitura para os pequenos e pequenas. Por isso, se você também se pergunta “como gostar de ler?“, acompanhe este texto! Confira abaixo 10 dicas para introduzir o hábito da leitura na sua casa e viver histórias incríveis com as crianças. 🌈📚
Leia mais:
👉 Como os livros ajudam na adaptação escolar?
👉 Livros bilíngues para crianças: vale a pena?
Como gostar de ler?
Há muitas formas de despertar o interesse pela leitura, seja entre adultos ou entre a criançada. Uma dica, é vocês visitarem juntos livrarias e bibliotecas, frequentarem sebos e também descobrirem feiras do livro na sua cidade. Nesse sentido, mergulhem, de fato, no universo da leitura e estejam em contato com os livros!
Ler é um hábito que precisa ser exercitado. Nesse sentido, reserve alguns minutinhos diários para ler sozinho(a) e também ler com as crianças! 🌛📘 Antes da hora de dormir, por exemplo.
Se você ainda se questiona “como gostar de ler?”, confira abaixo 10 sugestões para incentivar os pequenos e pequenas a entrarem no mundo dos livros. Acompanhe:
1. Transforme a leitura em um momento divertido
Primeiro, nada de obrigar a criança a ler! Acostume os pequenos e pequenas, logo nos primeiros anos de vida, a encarar a leitura como um momento prazeroso. Leia para a criança na cama, no parque, durante o banho e também nas viagens. Introduza o hábito da leitura aos poucos, de forma lúdica e natural.
2. Para cada idade, escolha a leitura mais adequada
Lembre-se de adequar os conteúdos à idade das crianças, respeitando assim cada etapa do desenvolvimento infantil. Conforme os livros geram interesse e curiosidade nas crianças, comece a apresentar novos gêneros literários.
3. Fique atento às dificuldades
Quando alguma criança evita ler ou diz que não gosta de leitura, busque compreender o motivo. Observe se a criança possui algum obstáculo visual ou se tem dificuldade para identificar algumas letras, por exemplo. Ajude-a no que for preciso e, aos poucos, volte a estimular a leitura.
4. Inspire as crianças
Os adultos costumam ser inspiração para as crianças, não é mesmo? Portanto, se elas vivem em um ambiente em que a maioria das pessoas também tem o hábito de ler, a probabilidade de seguir os mesmos passos é grande!
5. Equilibre o mundo digital e a leitura de livros
Crianças e adolescentes podem perfeitamente conciliar o tempo diário de tela com a leitura de livros. Portanto, estabeleça limites para uma vida mais saudável. Além disso, reforce sempre a importância do hábito de ler, sobretudo livros impressos. Afinal, a leitura estimula a concentração e o foco, por exemplo.
6. Mantenha os livros em locais de fácil acesso
Busque deixar os livros sempre à vista das crianças, e em local que elas mesmas possam pegá-los. Se possível, crie até um cantinho da leitura em casa. Afinal, investir em livros é investir em educação!
7. Leiam obras literárias que foram adaptadas para o cinema
Por vezes, as obras literárias que deram origem à séries e filmes podem despertar a curiosidade das crianças. Alguns exemplos são as séries Harry Potter, Senhor dos Anéis, Diário de Um Banana, Diário de Uma Princesa e muito mais! Há diversos livros que foram adaptados para outras mídias.
Recomende também livros de personagens que já fazem parte do imaginário das crianças, como Mundo Bita e a Turma da Mônica, por exemplo. Outra dica é procurar presentear a criançada com livros desses personagens!
8. Deixe as crianças livres para escolher
Desde que sejam adequados a sua faixa etária, não se oponha à leitura dos livros que o seu filho ou filha escolhe. A literatura infantil é muito rica e extensa! Então, não critique as suas decisões ou suas preferências literárias. Para aprender como gostar de ler, é importante que eles leiam o máximo de obras possível e formem sua própria opinião a respeito!
9. Comentem sobre os livros lidos
Comente com os pequenos e pequenas sobre os livros que você leu e achou interessante. E peça que eles façam o mesmo! Assim, você inicia conversas sobre os livros, ouve a opinião das crianças sobre diversos assuntos e compreende um pouco mais sobre os seus gostos, desejos e reflexões, por exemplo.
10. Participem de clube de livros infantis
Que tal incentivar o hábito da leitura com livros que chegam todos os meses, diretamente na sua casa? 💛📦 Os clubes do livro costumam ser ótimas opções para estimular a leitura e facilitar o processo de seleção dos livros. É o caso do Clube Leiturinha, o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina!
Criado em 2014, o Clube Leiturinha tem a missão de levar a leitura para quase 200 mil famílias leitoras espalhadas pelo Brasil. Para isso, contamos com uma equipe de Curadoria especializada, que escolhe os melhores livros para cada etapa do desenvolvimento infantil. Todos os meses, os nossos assinantes recebem seus Kits Leiturinha, que são preparados com muito cuidado e carinho.
Para participar, basta clicar aqui e escolher o plano ideal para sua família! Acesse o site, faça seu cadastro e aguarde a entrega dos livros infantis, que chegarão todos os meses na sua casa! Viu, como é fácil? 😍
Mas se você quer ter a liberdade de fazer suas próprias escolhas e presentear as crianças com os melhores livros infantis e jogos educativos, então você precisa conhecer a Loja Leiturinha! Nossa equipe de Curadoria também é responsável por selecionar os produtos da nossa loja online, com muita responsabilidade e compromisso com as famílias leitoras. Conheça agora mesmo!