As mães também precisam de férias!

por | jan 7, 2020 | 3 Comentários

Não há dúvidas de que toda mãe adora passar o tempo e os dias com os filhos. Ler e brincar juntos, cuidar, ajudar nas atividades escolares, conversar, vê-los crescer e superar os pequenos e grandes desafios… Tudo é uma delícia e muito gratificante! No entanto, quem é mãe sabe que ser mãe é um trabalho de 24h por dia, 7 dias por semana, não é?

Ainda que hoje em dia, pais e mães participem ativamente, e cada vez mais igualmente, da criação dos filhos, na maioria dos casos, a maior parte dos cuidados com os pequenos ainda fica a cargo das mulheres. Que se desdobram em duplas e triplas jornadas para dar conta de tudo. E não é pouca coisa não, viu?

Arrumar a mochila, fazer o almoço, cuidar da casa, preparar as roupas, conferir a agenda, levar e buscar, arrumar o lanche, ir à reunião da escola, lavar o uniforme, acordar e colocar para dormir… A lista é enorme e, cá entre nós, por mais que fazer tudo isso pelo seu pequeno seja prazeroso, às vezes a vontade é de apenas ficar na cama o dia inteiro, sair por aí sem rumo… Enfim, tirar férias.

Isso é natural. Afinal, junto com todas as delícias de ser mãe, a rotina com os filhos também pode causar ansiedade e estresse. Principalmente, quando coisas simples como tomar um banho mais demorado, secar os cabelos, fazer uma refeição inteira sem interrupção ou ir ao banheiro de porta fechada se tornam momentos raros.

Doenças são sinais de abandono de si

Claro que, com os primeiros cuidados com o bebê, resta pouco ou nenhum tempo para si mesma. As mudanças na família e na rotina da casa, e as demandas constantes do pequeno fazem com que as mulheres dediquem todo seu tempo e energia ao filho. Isso é normal e esperado. Porém, com o passar do tempo, as coisas voltam a se organizar e a criança vai ganhando, pouco a pouco, mais autonomia. Assim, a mãe sente a necessidade de voltar a olhar para si. Neste momento, é importante atender a este chamado, pois o cansaço pode se tornar exaustão, estresse, ansiedade e até problemas físicos, caso a mulher não respeite seus limites e cuide um pouco de si também.

A verdade é que, ainda que seja difícil (de entender ou de realizar), as mães também precisam de férias!   

Toda mãe precisa de férias!

E quando dizemos férias, não estamos falando das férias escolares, em que vocês tentam tirar uns dias para cuidar e passar mais tempo com os pequenos. Estamos falando de tempo para você!

Claro que nem sempre (ou melhor, quase nunca!) é possível se ausentar por muito mais do que dias ou horas de casa. Às vezes o dinheiro é pouco, as obrigações são muitas e falta apoio. Mas calma, tudo bem! Por mais que no mundo ideal, as mulheres pudessem deixar os pequenos por dois ou três dias com o companheiro, os avós ou a dinda, para tirar um tempo para viajar, relaxar, passear e cuidar de si, sabemos que nem sempre as coisas são tão simples – o que também não impede que você tente, viu?

Mas quando dizemos que as mães precisam de férias, estamos falando sobre a importância de um tempo só para elas, para que possam fazer aquilo que gostam, sozinhas. Então, vale um domingo no sítio, um dia no spa, uns dias de folga viajando, um sábado com os amigos, uma noite na balada ou até mesmo uma tarde sozinha em casa. Lendo, ouvindo música alta, vendo filme, maratonando série ou fazendo tudo que tiver vontade!

Assim, as mães recarregam as energias e voltam para os cuidados com os filhos mais dispostas, renovadas e felizes!

E você? O que faria se tivesse uma tarde ou dias inteirinhos só para você? Conte aqui para a gente!

Leia também:

Categorias:
0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Família | Idade | Parentalidade
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

Quem tem crianças em idade pré-escolar, já sabe: a alfabetização é um desafio para todos nós! Isso porque, para além dos desafios enfrentados pelas crianças, pais e professores precisam de muito fôlego e criatividade quando adentram nessa nova etapa. Pensando nisso,...

6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

Quem tem crianças em idade pré-escolar, já sabe: a alfabetização é um desafio para todos nós! Isso porque, para além dos desafios enfrentados pelas crianças, pais e professores precisam de muito fôlego e criatividade quando adentram nessa nova etapa. Pensando nisso,...

Surpresinha Leiturinha de janeiro: para brincar o ano todo!

Surpresinha Leiturinha de janeiro: para brincar o ano todo!

É com muito prazer que anunciamos a Surpresinha Leiturinha deste mês! Nossas famílias leitoras, dos planos Uni e Duni, receberão um calendário muito especial, desenvolvido em parceria com a Editora Mol. Dessa forma, nossos pequenos e pequenas poderão acompanhar todos...

3 Comentários

  1. Avatar

    SENSACIONAL! Quando vi o título do artigo rodando pelo Facebook logo pensei; será muito complicado para muitas mães agendar férias sozinhas. Mas lendo o texto mudei de opinião, férias pra mamãe pode ser um simples domingo em casa pra um banho demorado, lendo um livro e curtindo o dia pra ELA né? Já mandei pro maridão, pra vovó e pra Dinda rs.

    Sou apaixonada por viagens e recentemente fiz minha primeira viagem sozinha, meu filho tem 1 ano e 4 meses. Foi bem complicada, recheada de culpa e alegria. E confesso que fiquei com medo de ler seu texto antes de embarcar, os sentimentos estavam todos borbulhando e não quis adicionar mais nada a eles.

    Ana, ahh.. se eu tivesse te lido antes de entrar naquele avião!!!! Minha viagem certamente teria sido melhor. Ela foi fantástica mas poderia ter sido livre de alguns sentimentos chatinhos sabe?
    Adorei o texto e ele serviu de inspiração e segurança!!!
    Parabéns pelo trabalho.

    Responder
  2. Avatar

    Tenho 3 criancas e minha caçula tem 9 meses, esta muito difícil, nao me deixa nem pra fazer coco, banho nao sei oq é isso mais, só quer colo e quando coloco no berço e eu do lado, grita, e chora parece que esta apanhando, isso me deixa muito cansada e estressada, nao sei mais oq fazer…minha mae a única que poderia ficar com elas mora em outra cidade, as vezes parece que vou enlouquecer, apareceu ate uma candidiase mamária por causa do estresse, faço faculdade e o tempo que eu tenho é de madrugada, entao elas dormem as 21h ou 22h ai que vou estudar, durmo as 2h ou 3h da manha e as 6h ja estou de pé com a bb, esta difícil, nao sei mais oq fazer….minha abeca parece que vai explodir….n

    Responder
  3. Avatar

    Belo texto… Vi minha mãe adoecer por conta disso. Sempre dedicada a nós se via culpas por muitas coisas, deixou de cuidar de fazer as coisas que gosta para viver integralmente para a gente. Meu desejo é ter uma mente sã para poder estar psicologicamente bem para meus filhos.
    Para minhas férias eu gostaria de dois dias numa praia, sol, água uma trilha até uma cachoeira só para renovar as energias 🙌🏾

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *