Meu filho não quer tomar banho!

dez 9, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Água quente, xampu, sabonete… Se para nós, adultos, esse combo significa, muitas vezes, nossa hora de relaxar após um longo dia, para as crianças nem sempre é assim. Se você tem um pequeno em casa, provavelmente, já teve momentos em que a hora do banho se tornou uma verdadeira batalha! Com direito a muito choro, birra, grito e reclamação, o banho nem sempre é o momento favorito de pais e filhos. 

Por que meu filho não quer tomar banho? 

A rejeição ao banho, assim como a outros momentos e regras do dia a dia, pode se dar em diversas fase do desenvolvimento e por vários fatores. Se a criança ainda é bem novinha, tal rejeição pode acontecer por medo ou incômodo, por exemplo. Se o pequeno já é maiorzinho, o “não querer tomar banho” pode estar relacionado à necessidade de questionar regras impostas, o que faz parte do seu processo de construção identitária. A criança também pode encarar a hora do banho como uma perda de tempo que a faz ter que parar de brincar, ver desenho ou jogar videogame, por exemplo. Além disso, esse momento do dia pode estar relacionado a outros que o pequeno não gosta, como a hora de dormir ou a hora de ir à escola. 

Mas o que fazer se meu filho não quer tomar banho?

Bom, o primeiro passo é tentar identificar os motivos que fizeram o seu filho passar a não gostar de tomar banho. Assim, será mais fácil tentar solucionar a questão. Se o pequeno já fala, tente conversar com ele para entender as razões para isso. O diálogo é sempre a melhor saída. No entanto, caso seu filho ainda seja muito novinho, tente você perceber o que na hora do banho o faz ficar tão incomodado. Aqui vão algumas dicas que podem valer para todas as idades: 

1. Certifique-se de que a água e o ambiente do banho estejam em temperatura agradável. Isso evita incômodos com possíveis mudanças bruscas de temperatura. 

2. Separe e organize tudo o que vai precisar antecipadamente. Assim, o pequeno não precisa ficar peladinho esperando enquanto você busca fralda, pomada, roupas… 

3. Verifique se o pequeno não está com nenhum machucadinho ou assadura que arda ou incomode com a água.

4. Não deixe para lavar o cabelo no final do banho. Assim, você já começa pela parte mais complicada e deixa seu pequeno curtir e relaxar na água depois. 

5. Evite correria na hora do banho e não se apegue tanto aos horários. A rotina é ótima para pais e filhos, mas tente não ser inflexível. Se a criança está muito cansada ou se o tempo é curto, reveja se o banho é tão necessário naquele exato horário. 

6. Evite chantagens, do tipo “Só vai ver TV se tomar banho”. Isso pode fazer com que a criança crie ainda mais aversão a este momento, encarando-o como um castigo. Também evite obrigar a tomar banho. O ideal é explicar e combinar o horário, para que entenda que é preciso, mas que não é algo ruim. 

7. Não pegue a criança de surpresa, tipo “Banho, agora”. Avise alguns minutinhos antes, assim o pequeno pode ir se preparando. 

8. Use e abuse da ludicidade! A hora do banho pode ser mais uma oportunidade para curtirem o tempo juntos. Pode ser conversando, lendo, brincando. Explore livros de banho e deixe o pequeno levar seus brinquedos favoritos também. Em momentos como enxaguar o cabelo, criem uma brincadeira que justifique olhar para o alto, para a água não entrar no olho. Tudo vai ser bem mais leve e divertido! 

9. Conforme o pequeno vai crescendo, vá dando mais autonomia a ele. Assim, ele entende que o banho é uma responsabilidade que você confia que ele pode fazer isso sozinho, sem precisar ser cobrado. 

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais