10 lições para criar meninos melhores para o mundo

out 21, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ser mãe e pai é se perguntar, constantemente, se está criando seus filhos da melhor maneira, se está fazendo tudo certo ou se está se esforçando o suficiente. Isso porque nós, adultos, desejamos preparar bem as crianças para a vida e criar meninos ou meninas melhores para o mundo. Nesse sentido, é muito importante que os pais estejam atentos sobre quais valores e referências estão passando para seus filhos, pois nos primeiros anos, os pequenos absorvem tudo a sua volta, tomando suas vivências como referência na sua construção de mundo e ideias sobre a sociedade, as relações e sobre si mesmos.

Logo, uma educação baseada no respeito, na empatia e no fortalecimento dos vínculos é fundamental para que as crianças explorem todo o seu potencial e se tornem pessoas melhores. No entanto, sabemos que há notáveis diferenças entre ser homem e ser mulher na sociedade em que vivemos. Por isso, além da preocupação natural com a criação dos filhos, também é importante refletir sobre as melhores formas de criar meninas que se tornem mulheres mais seguras e independentes e, por outro lado, como criar meninos que se tornem homens mais participativos, responsáveis, sensíveis e respeitosos. Afinal, nós não precisamos apenas de um mundo melhor, mas também de pessoas melhores para o mundo.

Para criar meninos com base no respeito, na responsabilidade e no afeto

Se tornar responsável por um filho é se questionar o tempo todo, desconstruindo, muitas vezes, conceitos e modelos de criação a qual nós mesmos tivemos quando crianças. É importante entender que o tempo passa e que, com ele, surge a necessidade de repensarmos nossos valores para que possamos educar crianças que contribuam para um mundo cada vez melhor. Dentro desse contexto, podemos pensar em como criar meninos que entendam a importância do respeito, da responsabilidade e do afeto, pois, às vezes, sem querer, reproduzimos frases e ideias que reforçam o estereótipo de uma masculinidade que é agressiva e prejudicial, tanto às meninas, quanto aos próprios meninos.

10 coisas que você pode fazer por seu filho

Pensando nisso, elencamos algumas atitudes que farão a diferença para que seu pequeno se torne um homem que expresse seus sentimentos e emoções, participe das atividades da casa e da criação dos filhos e, consequentemente, seja mais feliz!

1. Converse, desde cedo, sobre respeitar os limites do outro

Entender e respeitar o espaço do outro é algo que deve ser aprendido desde cedo. É importante que o pequeno compreenda os limites que existem entre o seu corpo e o seu espaço e o corpo e o espaço do outro. Seja em uma brincadeira ou, mais tarde, em um relacionamento, os meninos precisam saber ouvir e respeitar o “não”. Portanto, converse sempre com ele sobre responsabilidade na relação, cuidado com o outro e o respeito acima de tudo.

2. Ensine sobre a importância de se cuidar

Comumente, os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Talvez pela ideia de que são mais fortes e resistentes, eles sintam menos necessidade de cuidar do próprio corpo e ir ao médico, por exemplo. Portanto, ensine seu pequeno, desde cedo, sobre a importância do autocuidado, de se alimentar bem, praticar atividades físicas e cuidar da própria saúde. Ouvir e cuidar do corpo é fundamental para uma vida mais equilibrada e feliz!

3. Permita que seu pequeno se expresse

Brincadeiras e aprendizado não precisam ser divididos entre coisas de meninos e coisas de meninas. As crianças são puras e livres de julgamentos e preconceitos e é fundamental que nós, adultos, não as limitemos. Permita que seu pequeno tenha a oportunidade de explorar o mundo e descobrir suas potencialidades tanto na profissão, quanto nas diferentes maneiras que ele pode contribuir para a sociedade. Acima de tudo, respeite-o e incentive-o a dar sempre o seu melhor, seja qual for a sua escolha. Isso vai possibilitar que ele chegue mais próximo dele mesmo, explorando todo o seu potencial.

4. Divida as atividades domésticas igualmente

Participar e colaborar com as tarefas domésticas, não só é algo positivo para o desenvolvimento da responsabilidade e autonomia dos pequenos, como também é obrigação de todos que vivem na casa. Por esse motivo, é muito importante que as atividades do dia a dia sejam divididas entre todos da família, considerando a idade das crianças, mas nunca o sexo. Meninos e meninas utilizam e sujam a casa na mesma medida e, portanto, ambos devem colaborar para um lar mais organizado e confortável para todos.

5. Explique que ele não precisa ser bom em tudo

Errar, não saber ou fracassar são coisas normais na vida e que, hora ou outra, vão acontecer. Entender que isso é uma oportunidade de aprendizado e que nem sempre ele vai ser o melhor em tudo, é fundamental para que ele não se cobre tanto para atingir um ideal que, às vezes, não corresponde à sua realidade. Então, evite educá-lo para ser competitivo o tempo todo, mostrando a importância de dar o seu melhor, mas ensinando que sempre é possível ajudar, ser ajudado, aprender e ensinar!

6. Não relacione violência com amor

Ao dizer que quando um menino belisca ou puxa o cabelo de uma menina é porque está apaixonado por ela, naturaliza-se que amor pressupõe violência. Portanto, é importante conversar sobre o cuidado, o respeito, a honestidade e o afeto entre as pessoas, mostrando que o amor deve ser algo positivo e demonstrado de maneira carinhosa e respeitosa.

7. Cerque-o de boas referências

É importante cuidar para que seu filho tenha referências boas, saudáveis e respeitosas de família e masculinidade por perto. Irmão, primos mais velhos, tios, professores, amigos e, principalmente, o pai, são papéis em que o pequeno vai se espelhar. Nesse sentido, a participação efetiva do pai é muito importante para que a criança tenha uma referência positiva para a vida adulta.

8. Ensine que meninos não precisam ser agressivos

Em muitos momentos, a masculinidade pode estar relacionada com a agressividade e o territorialismo e é muito importante desconstruir essa ideia. Ser homem não precisa estar relacionado com controle, força e poder. Pelo contrário, ensine ao seu filho que não é preciso bater, ameaçar ou gritar para conseguir as coisas ou ser escutado.

9. Incentive seu filho a demonstrar suas emoções e sentimentos

Quando sentimos medo, dor, constrangimento ou saudades, é normal (e necessário) colocar esse sentimento para fora. Chorar não faz de nenhum de nós menos corajosos e fortes, e é muito importante que o seu pequeno entenda, desde cedo, que ele pode demonstrar suas emoções, sem que isso o torne “menos homem”. Dizer coisas como “homem não chora”, pode contribuir para que o pequeno reprima e esconda seus sentimentos e isso pode impactar em sua vida e suas relações.

10. Converse, converse e converse!

Enfim, converse, escute, discuta e reflita a todo momento junto com seu pequeno. Juntos, vocês podem dialogar e compartilhar ideias e opiniões sobre as melhores formas de agir, sempre com respeito e empatia. Afinal, um mundo melhor começa por nós e criar pequenos que se tornarão homens gentis, responsáveis, seguros, participativos e felizes é muito importante para o mundo que queremos para nossos filhos! <3

E você? É mãe ou pai de menino? Conte para a gente como é a relação entre vocês e como você busca educá-lo para que se torne uma pessoa melhor!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais