Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

por | maio 12, 2022 | 0 Comentários

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas. Mas, e se o monstro fosse o protagonista de um livro infantil? E se esse monstro, além de interagir com os pequenos e pequenas, também divertisse os leitores e ajudasse a criar crianças corajosas? 😍💪

Esse é justamente o convite do livro Você é um Monstro?, escrito e ilustrado por Guilherme Karsten, e enviado pelo Clube Leiturinha para as nossas pequenas e pequenos leitores. Trata-se de mais uma parceria incrível da Leiturinha com a HarperCollins, por meio do selo HarperKids. Então, pensando em tudo isso, entrevistamos o autor deste livro especial, para entender como os livros infantis podem ajudar a criar crianças cada vez mais determinadas e confiantes. Leia o texto abaixo e descubra! 😉

Leia mais:
👉 Como se faz um livro infantil?
👉 Dicas para montar uma biblioteca infantil em casa
👉 Entenda as diferenças entre fábulas, lendas e contos clássicos

Por que as crianças sentem medo?

Conforme o tempo passa, os pequenos e pequenas crescem e, com eles, também crescem os medos. 👀 Aos poucos, o motivo do choro à noite muda: o que antes era apenas uma cólica ou dor de barriga, passa a ser um pesadelo ou a insegurança de estar em um ambiente muito escuro, por exemplo.

No entanto, na dose certa, o medo pode ser um aliado. Afinal, ele nos alerta para uma situação de perigo ou sobre algum risco que estamos correndo. Por isso, é bastante importante que os adultos compreendam que o medo é uma das emoções primárias. Portanto, é totalmente natural.

Todos nós sentimos medo! E isso não é nenhuma patologia. Isto é, não significa nada fora do comum. Apesar disso, quando o medo passa a representar um sofrimento constante para quem o sente, atrapalhando a rotina e as atividades diárias, a situação passa a exigir mais atenção, tudo bem?

Neste caso, quando existe um medo além do normal, o primeiro passo costuma ser a escuta e o diálogo. 💬 Porém, caso a idade da criança seja uma limitação para que esse tipo de conversa aconteça, a melhor forma de ajudar seu pequeno ou pequena a lidar com seus medos é procurar a ajuda de um(a) profissional, como um psicólogo infantil.

Como lidar com o medo das crianças?

Para além da ajuda profissional, o acolhimento da família é muito importante para as crianças. ❤️ Isso porque compreender a origem desse medo é fundamental para combatê-lo. Se possível, tente observar quando ele se manifesta: se vem através de um pesadelo, da presença de alguém ou de um comportamento.

Uma das principais causas do medo na infância é a inexistência de um limite claro entre realidade e fantasia. Na cabeça das crianças, especialmente as mais novas, o real e o imaginário ainda se misturam. Por conta disso, precisamos ser cuidadosos quando dizemos que os seres que permeiam as crenças deles simplesmente não existem.

Para nós, é claro que alguns elementos fantasiosos, como monstros ou bichos sinistros, não existem. Porém, para os pequenos e pequenas, isso ainda é muito vago! Dizer que um monstro não existe pode não ajudar, nem aliviar o temor da criança.

Nesse sentido, a melhor coisa a se fazer para criar crianças corajosas é demonstrar solidariedade e compreensão em relação ao medo dos pequenos. Para acalmar e confortar as crianças, é fundamental afirmar que elas estão seguras e que podem contar com você. 🥰

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

A literatura infantil também funciona como um apoio importantíssimo diante dos medos das crianças. Ela reflete a imaginação da criança e permite acessar suas fantasias de forma segura e positiva. 📚🌈 Assim, os livros infantis podem alterar as distorções da realidade que geram o medo nos pequenos e pequenas.

Apresentar livros sobre monstros, vilões e outros personagens assustadores pode, então, ser uma maneira leve e lúdica de incentivar a coragem das crianças e também de ressignificar esses sentimentos. Dessa maneira, é possível demostrar como a coragem não é a ausência de medo. Mas, sim, potência no enfrentamento de desafios!

Ler para ser corajoso(a)!

Para apoiar pais, mães e pessoas responsáveis a criar crianças corajosas, a equipe de Curadoria da Leiturinha preparou um material muito especial: Vilões nas Histórias Infantis é um e-Book gratuito, que explora a importância de figuras como bruxas, feiticeiros, piratas e lobos maus para os pequenos e pequenas!

Escrito pelo nosso time de especialistas, o e-Book explica como as figuras más e ardilosas são fundamentais para a narrativa dos heróis, explicitando as diferenças entre o bem e o mal, bem como o certo e o errado. 😊 Por fim, o conteúdo também traz sugestões de livros infantis para trabalhar esse tema com as crianças. Incrível, não é mesmo?

👉 Clique aqui para baixar grátis o e-Book “Vilões nas Histórias Infantis” no Blog Leiturinha!

Você é um Monstro?

Você é um Monstro? (Detalhe do Livro)

Detalhe do livro “Você é um Monstro?”. Uma sugestão da Leiturinha para criar crianças corajosas!

Você é um Monstro? é um livro sobre um monstro forte, “brabo” e mau. Pelo menos, é o que ele diz! 😜 E você, também é um monstro? Que tipo de monstro você é?

Confira abaixo a entrevista exclusiva da Leiturinha com Guilherme Karsten, autor e ilustrador deste livro maravilhoso, que foi enviado para os pequenos leitores do Clube Leiturinha:

Leiturinha: O que te motivou a criar um livro com um monstro como protagonista? Como foi criar um monstro?

Guilherme: Lembro do dia em que tive a ideia inicial, a fagulha. Estava voltando do meu estúdio e, ao chegar no meu apartamento, consegui ouvir o meu vizinho brincando com seu filho. O pai fazia um som, um rugido, e o filho o imitava. Parecia uma brincadeira divertida! E pensei: “E se um livro fosse o motivador dessa brincadeira? Um livro para as crianças imitarem os sons, brincarem, interagirem entre elas e com o próprio objeto livro?”.

Assim, surgiu a ideia! A partir disso, um monstro foi sendo construído na minha cabeça. Eu o imaginei com uma cara e com um jeito “fofo”, tudo o que um monstro não gostaria de ser. Mas ele se acha muito forte, “brabo” e muito, muito mal.

Leiturinha: Como foi o processo criativo por trás da história e das ilustrações do livro?

Guilherme: É uma construção de narrativa um pouco diferente de tudo o que já criei. Principalmente, na parte estética, pois não possui cenários. É pura interação entre o monstro e o leitor. O livro não poderia ser entediante em termos visuais, um grande desafio!

Além disso, o diálogo com o leitor precisa funcionar ao virar das páginas. A criança precisa entender que é com ela que o monstro está conversando. Essa parte foi a mais complicada: fiz e refiz o roteiro algumas vezes, até conseguir um bom resultado.

Tive uma boa ajuda da minha agente e meus editores nesse processo de finalização do texto – um olhar de fora sempre ajuda! E acho que o livro funcionou. Meu filho está me pedindo para ler e reler o livro com ele, pois ele gosta de imitar o monstro. 😊

Leiturinha: Como você lida quando as crianças sentem medo de personagens ou de partes da história?

Guilherme: Minha maior experiência é com os meus filhos. Primeiramente, eu os acolho, dou espaço para que eles expressem o que estão sentindo, e conversamos sobre a história. Depois, eu tento olhar o lado bom ou engraçado. Até tento fazer alguma piada sobre a situação ou o personagem, o que nem sempre dá certo.

De qualquer forma, é importante que eles revelem os sentimentos, para que possamos trabalhar neles algumas atitudes em relação aos medos, a raiva, a vergonha etc. Livros são ótimos para criarmos conversas e nos conhecermos. São ensinamentos que aplicamos para a vida!

Leiturinha: A questão do medo percorre todo o enredo da obra e vai despertar as famílias em relação a este tema. Na sua opinião, como os livros infantis podem ajudar a criar crianças corajosas?

Guilherme: O momento de leitura entre pais e filhos, professores e alunos, ou entre amigos é muito poderoso. O espaço para a conversa nos forja para a vida, aprendemos lições através da ludicidade. No fim das contas, criei este livro para divertir os leitores, para mostrar que temos a coragem dentro de nós, que podemos enfrentar nossos medos e que, no fim das contas, um colo de mãe (e de pai também) é o melhor lugar do mundo!

Você gostou das nossas dicas para criar crianças corajosas? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Leitura
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Quem é você na literatura infantil brasileira?

Quem é você na literatura infantil brasileira?

A literatura infantil brasileira é vasta e rica em diversidade. Afinal, existem histórias sobre todo tipo de criança! Ao viverem grandes e inesquecíveis aventuras, esses personagens ficaram marcados para sempre na imaginação das pequenas e dos pequenos leitores. Por...

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

A literatura brasileira, além de rica, carrega consigo todo o colorido da nossa diversidade cultural. E você sabia que existem grandes escritores e escritoras do nosso país que também já escreveram livros para o público infantil? Pensando nisso, queremos incentivar a...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Quem é você na literatura infantil brasileira?

Quem é você na literatura infantil brasileira?

A literatura infantil brasileira é vasta e rica em diversidade. Afinal, existem histórias sobre todo tipo de criança! Ao viverem grandes e inesquecíveis aventuras, esses personagens ficaram marcados para sempre na imaginação das pequenas e dos pequenos leitores. Por...

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

5 autores famosos que já escreveram livros infantis

A literatura brasileira, além de rica, carrega consigo todo o colorido da nossa diversidade cultural. E você sabia que existem grandes escritores e escritoras do nosso país que também já escreveram livros para o público infantil? Pensando nisso, queremos incentivar a...

7 melhores livros para pré-adolescentes

7 melhores livros para pré-adolescentes

Geralmente, a pré-adolescência é uma fase bastante complexa para os pequenos e pequenas, já que é neste momento que as crianças começam a lidar com os desafios de crescer. Por vezes, os pré-adolescentes se sentem confusos e até desconfortáveis com tantas mudanças!...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!