Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

abr 14, 2023 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Não é difícil identificar crianças corajosas. Elas imaginam, criam e fazem muito além dos limites que parecem impossíveis 💭.

Mas, muitas vezes, as crianças também sentem medo 😨: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas.

Entender de onde vem o medo e como lidar com esse sentimento é essencial para que os pais e responsáveis saibam as melhores formas de auxiliar as crianças. E alguns recursos, como a leitura, podem ajudar nesse processo. Confira mais na sequência! ⤵️

Por que as crianças sentem medo?

Conforme o tempo passa, os pequenos e pequenas crescem e, com eles, também crescem os medos. 👀 Aos poucos, o motivo do choro à noite muda: o que antes era apenas uma cólica ou dor de barriga, agora é um pesadelo.

Crianças com medo do escuro 🌃, por exemplo, têm esse sentimento porque a falta de luz pode dificultar a visão e a distinção de objetos e sombras. Isso pode levar a uma sensação de insegurança e desconforto, especialmente se a criança tiver uma imaginação vívida e estiver propensa a pensar em monstros ou fantasmas.

Outro ponto é que a criança pode ver a escuridão como a separação das pessoas próximas. Elas podem sentir que estão sendo abandonadas ou deixadas sozinhas, o que pode aumentar a ansiedade e o medo 😢.

Também é possível perceber algumas crianças com medo da mudança. Como tudo é novo e as descobertas são constantes, é natural que as crianças fiquem com receio de coisas novas, afinal, elas trazem inseguranças.

No entanto, na dose certa, o medo pode ser um aliado. Afinal, ele é um alerta para uma situação de perigo 💣 ou sobre algum risco. Por isso, é bastante importante que os adultos compreendam que o medo é uma das emoções primárias. Assim, para desenvolver uma criança corajosa, é preciso também passar pelo medo.

Como lidar com o medo das crianças?

Além da ajuda profissional, o acolhimento da família é muito importante para as crianças ❤️. Isso porque compreender a origem desse medo é fundamental para combatê-lo. Se possível, tente observar quando ele se manifesta: se vem por um pesadelo, da presença de alguém ou de um comportamento.

Uma das principais causas do medo na infância é a inexistência de um limite claro entre realidade e fantasia 🤖. Na cabeça das crianças, especialmente as mais novas, o real e o imaginário ainda se misturam.

Para as crianças, essa divisão ainda é muito vaga. Dizer que um monstro não existe pode não ajudar, nem aliviar o temor da criança ❌.

Nesse sentido, a melhor coisa a se fazer para criar crianças corajosas é demonstrar solidariedade e compreensão em relação aos seus medos. Para acalmar e confortar as crianças, é fundamental afirmar que elas estão seguras e que podem contar com você. 🥰

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

A literatura infantil também funciona como um apoio importantíssimo diante dos medos das crianças. Ela reflete a imaginação da criança e permite acessar suas fantasias de forma segura e positiva. 📚🌈 Assim, os livros infantis podem alterar as distorções da realidade que geram o medo nas crianças.

Apresentar livros sobre 👺 monstros, vilões e outros personagens assustadores pode, então, ser uma maneira leve e lúdica de incentivar a criança corajosa a ressignificar esses sentimentos. Dessa maneira, por meio da mediação da leitura, é possível demonstrar como a coragem não é a ausência de medo. Mas, sim, o enfrentamento de desafios!

A equipe de Curadoria do Clube Leiturinha preparou um material muito especial para dar um apoio aos pais, mães e responsáveis a criar crianças corajosas: é o e-book Vilões nas Histórias Infantis 📕. Este material explora a importância de figuras como bruxas, feiticeiros, piratas e lobos maus para os pequenos e pequenas!

E-book “Vilões nas Histórias Infantis”

Escrito pelo nosso time de especialistas, o e-book explica como as figuras más e ardilosas são fundamentais para a narrativa dos heróis. Isso é feito a partir das diferenças entre o bem e o mal, o certo e o errado, importantes para desenvolver as crianças corajosas. 😊

Por fim, o conteúdo também traz sugestões de livros infantis para trabalhar esse tema com as crianças. Incrível, não é mesmo? ✨

Livro “Você é um Monstro?”

Você é um Monstro? é um livro sobre um monstro forte, “brabo” e mau. Pelo menos, é o que ele diz! 😜 E você, também é um monstro? Que tipo de monstro você é?

Nesta obra, as características do monstro são exploradas para mostrar quem ele realmente é. A partir dessa descrição, é possível explorar os sentimentos com as crianças 🧒🏼.

Entrevista com o autor do livro “Você é um Monstro?”

Confira abaixo a entrevista exclusiva da Leiturinha com Guilherme Karsten, autor e ilustrador deste livro maravilhoso, que já fez parte do Clube Leiturinha, auxiliando muitas crianças corajosas!

Com o Clube Leiturinha, você pode ter acesso a diversas obras, escolhidas conforme a fase de desenvolvimento de cada criança. Faça parte!

Leiturinha: O que te motivou a criar um livro com um monstro como protagonista? Como foi criar um monstro?

🎤 Guilherme: Lembro do dia em que tive a ideia inicial, a fagulha. Estava voltando do meu estúdio e, ao chegar no meu apartamento, consegui ouvir o meu vizinho brincando com seu filho. O pai fazia um som, um rugido, e o filho o imitava. Parecia uma brincadeira divertida! E pensei: “E se um livro fosse o motivador dessa brincadeira? Um livro para as crianças imitarem os sons, brincarem, interagirem entre elas e com o próprio objeto livro?”.

Assim, surgiu a ideia! A partir disso, um monstro foi sendo construído na minha cabeça. Eu o imaginei com uma cara e com um jeito “fofo”, tudo o que um monstro não gostaria de ser. Mas, ele se acha muito forte, “brabo” e muito, muito mau.

Leiturinha: Como foi o processo criativo por trás da história e das ilustrações do livro?

🎤 Guilherme: É uma construção de narrativa um pouco diferente de tudo o que já criei. Principalmente, na parte estética, pois não possui cenários. É pura interação entre o monstro e o leitor. O livro não poderia ser entediante em termos visuais, um grande desafio!

Além disso, o diálogo com o leitor precisa funcionar ao virar das páginas. A criança precisa entender que é com ela que o monstro está conversando. Essa parte foi a mais complicada: fiz e refiz o roteiro algumas vezes, até conseguir um bom resultado.

Tive uma boa ajuda da minha agente e meus editores nesse processo de finalização do texto — um olhar de fora sempre ajuda! E acho que o livro funcionou. Meu filho está me pedindo para ler e reler o livro com ele, pois ele gosta de imitar o monstro. 😊

Leiturinha: Como você lida quando as crianças sentem medo de personagens ou de partes da história?

🎤 Guilherme: Minha maior experiência é com os meus filhos. Primeiramente, eu os acolho, dou espaço para que eles expressem o que estão sentindo, e conversamos sobre a história. Depois, eu tento olhar o lado bom ou engraçado. Até tento fazer alguma piada sobre a situação ou o personagem, o que nem sempre dá certo.

De qualquer forma, é importante que eles revelem os sentimentos para que possamos trabalhar neles algumas atitudes em relação aos medos, a raiva, a vergonha etc. Livros são ótimos para criarmos conversas e nos conhecermos. São ensinamentos que aplicamos para a vida!

Leiturinha: A questão do medo percorre todo o enredo da obra e vai despertar as famílias em relação a este tema. Na sua opinião, como os livros infantis podem ajudar a criar crianças corajosas?

🎤 Guilherme: O momento de leitura entre pais e filhos, professores e alunos, ou entre amigos é muito poderoso. O espaço para a conversa nos forja para a vida, aprendemos lições através da ludicidade. No fim das contas, criei este livro para divertir os leitores, para mostrar que temos a coragem dentro de nós, que podemos enfrentar nossos medos e que, no fim das contas, um colo de mãe (e de pai também) é o melhor lugar do mundo!

Leitura que empodera crianças corajosas

Incentivar os pequenos a descobrir seus medos e desafiá-los é de extrema importância para torná-los crianças corajosas. E conduzir essa jornada de forma lúdica faz toda diferença! 😍

É assim que os livros se tornam parceiros das crianças e abrem um mundo de possibilidades de descobertas e de desenvolvimento. São recursos que potencializam a curiosidade e a criatividade, envolvendo também os pais e responsáveis.

✅ No Clube Leiturinha, a curadoria especializada de obras leva até você livros especialmente pensados para cada idade, encantando crianças em todas as fases da infância com histórias, ensinamentos e muita diversão!

Leia mais!

👉🏼 A importância das cantigas folclóricas na infância | Blog Leiturinha 

👉🏼 Como lidar com meu filho pré-adolescente? | Blog Leiturinha  

👉🏼 Desenvolvimento infantil: principais marcos do crescimento | Blog Leiturinha

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais