8 conselhos para uma mãe de primeira viagem

maio 9, 2023 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Antes de começar esse texto deixa eu te contar um segredo: mães não precisam de conselhos, mães precisam de empatia. Fomos acostumados a acreditar que mães e filhos precisam de conselhos, de orientação. Na verdade, precisamos de amor, tempo, espaço e empatia para viver nossa maternidade e descobrir suas belezas e desafios. Por isso, não tenho nenhuma pretensão em dar conselhos a você, mãe de primeira viagem. Mas deixarei aqui algumas dicas que talvez te ajudem a vivenciar a maternidade com mais leveza.

Então aqui vão 8 conselhos para uma mãe de primeira viagem

1. Não existe certo ou errado na maternidade.

Existe o que é adequado para cada família, cada pessoa. Não fique frustrada se você tentar programar algo que deu certo com o filho da sua amiga e com você não funcionar.

2. Não julgue.

Lembro até hoje de uma cena que presenciei no mercado, quando estava grávida do meu filho. Uma criança pedia para a mãe um chocolate. A mãe disse que não daria, a criança começou a berrar, se jogou no chão e a cena tomou proporções maiores. A mãe, desesperada, começou a jogar várias caixas do chocolate dentro do carrinho de compras, para que a criança parasse de chorar. Lembro nitidamente do pensamento que veio à minha mente: “Que tipo de educação essa criança está tendo? Que horror!” 

Sabe o que aconteceu um ano e meio depois? Eu vivi como protagonista, uma cena muito semelhante. Adivinha qual foi meu primeiro pensamento? Meu julgamento com aquela mãe. Hoje, toda vez que vejo uma mãe vivenciando uma crise de birra do filho em um local público, me aproximo e digo que está tudo bem, que isso é absolutamente normal e se ela me permitir, gostaria de lhe dar um abraço.

3. E a próxima dica é exatamente isso: abrace mais, ria mais, preocupe-se menos.

Existe um estudo que diz que 95% das nossas preocupações não se tornam problemas reais. Então tente relaxar mais.

4. Para relaxar mais você talvez precise aprender a respirar.

Sim, é isso mesmo que você leu. Embora respirar seja um ato involuntário e sem ele não permanecemos vivos, nossa respiração coordenada e ajustada é a forma mais rápida de mantermos ou retomarmos o controle das nossas emoções

5. Tenha um tempo para você.

Não sei como você fará, mas sugiro que encontre um tempo para estar consigo mesma, pois isso pode lhe trazer muita qualidade de vida.

6. Seu filho será sempre seu filho, mas ele não é seu mini eu.

É uma pessoa independente, que terá desejos, vontades e irá demonstrá-las com todo seu fervor. Defender sua autonomia e desejo se ser escutado é um necessidade do ser humano. Então não tente sobrepor o seu desejo sobre o dele. Envolva ele na rotina da casa, adapte a sua rotina e, conforme ele for crescendo, envolva ele na criação das regras

7. Treine ouvir para escutar e não para responder.

Esse  é o caminho mais rápido para conseguir compreender o que se passa na cabeça do seu filho.

8. Tenha amigos para compartilhar histórias e vivências.

No início você talvez deixe tudo de lado para se entregar a maternidade de corpo e alma. Mas para conseguir cuidar de alguém, você precisará estar bem. Então, cuide de você!

Por fim, quando ficar desafiador e você pensar que a vida está caótica, descanse! Chame aquela amiga que você adora e passe algumas horas com ela batendo papo. Ou simplesmente peça para o pai ficar com a criança por três horas enquanto você vai a um hotel dormir!

Confira também:

Gabriela Braun

Consultora educacional, educadora parental e mãe do Rafael. Ajuda mães e pais a lidarem com comportamentos desafiadores dos filhos através da educação consciente. *Gabriela é especialista em educação parental e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais