Quem disse que mãe é tudo igual? Confira 10 tipos de mãe

maio 6, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase que diz que “toda mãe é igual, só muda o endereço”. Mas será mesmo? Afinal, mãe também é gente! E, como qualquer pessoa, cada mãe tem sua própria personalidade, gostos, preferências e hobbies. Quanto mais o tempo passa, mais as mães passam a ocupar outros espaços, para além da maternidade. Mais do que nunca, elas estão no mercado de trabalho, nos esportes e em muitos locais de destaque. Pensando nisso, reunimos aqui 10 tipos de mãe para você descobrir com qual mais se identifica! 😜

Leia mais:
👉 10 poemas especiais sobre ser mãe
👉 Maternidade real: a visão de mulheres reais sobre ser mãe
👉 Apoie uma mãe: você já ouviu falar do empreendedorismo materno?

10 tipos de mães

Que tipo de mãe é você? Você é daquelas que adora cozinhar com os pequenos e pequenas? Ou prefere viver grandes aventuras ao ar livre? 😍 Você gosta de brincar com as crianças? Ou prefere praticar exercícios com seus filhos e filhas? Acompanhe o texto e veja qual desses tipos de mãe você é!

1. Mãe Fitness

Você acorda cedo para caminhar, nadar ou andar de bicicleta? Também adora falar sobre alimentação saudável e, sempre que tem um tempinho livre, corre para praticar exercícios? Então, você é uma mãe fitness! Com certeza, você é daquelas que incentiva que as crianças estejam sempre em movimento, já que esporte também é sinônimo de saúde. E isso é muito importante! 🥦💪

2. Mãe Executiva

Sempre com a agenda apertada e o celular na mão, você é daquelas mães que se dedica à carreira que escolheu e que tanto ama? É comum que a mãe executiva se desdobre em jornadas duplas e triplas, entre as crianças, a casa e o trabalho. Contudo, é preciso muita cautela para não se sobrecarregar, tudo bem? 😉 Se possível, crie uma rede de apoio e lembre-se de que você não precisa dar conta de tudo!

3. Mãe Mestre-Cuca

Sempre com uma receita nova na manga, a mãe mestre-cuca adora inventar pratos incríveis na cozinha! E, claro, encanta a família inteira com seus quitutes e sua comida saborosíssima, não é mesmo? 😋 Se esse é o seu perfil, aproveite para reforçar a relação positiva entre as crianças e os alimentos. E não deixe de envolvê-las em cada receita!

4. Mãe Aventureira

Trilhas? Escalada? Pois é, a mãe aventureira está sempre à postos! Cheias de disposição para os passeios e viagens em família, as mães que se identificam com esse perfil costumam gostar de atividades ao ar livre e esportes coletivos. E saiba que isso é ótimo: incentivar as crianças a estar em contato com a natureza é fundamental para o crescimento saudável! 🌱

5. Mãe Antenada

A mãe desconstruída é mais relax e não costuma se prender a padrões ou comportamentos mais conservadores na criação de seus filhos e filhas! Apesar disso, essa mãe gosta de estudar sobre parentalidade consciente e está sempre antenada para exercer uma maternidade real. Sem receitas! ✌️ E aí, se identificou?

6. Mãe Brincalhona

Divertida e engraçada, a mãe brincalhona adora inventar jogos e brincadeiras! E está sempre disposta a organizar, ajudar, participar e entrar na brincadeira também. 😁 Para esse tipo de mãe, é muito importante conhecer os novos jogos de tabuleiro, inventar brincadeiras que animam os momentos em família e viver momentos de alegria e descontração com seus pequenos e pequenas!

7. Mãe Coruja

Preocupada e zelosa, a mãe coruja pode até exagerar na dose da superproteção. Afinal, ela só quer o melhor para as crianças, não é? Por isso, é preciso prestar muito atenção para que o seu comportamento não prejudique os pequenos e pequenas! Portanto, lembre-se de validar os sentimentos, emoções e, especialmente, as opiniões das crianças, ok? 😌

8. Mãe Vaidosa

Sempre muito bem arrumada e estilosa, a mãe vaidosa adora pensar em novos looks para toda a família! Você também adora estar por dentro das tendências da moda? E não perde uma chance de arrasar no visual? Pois bem! ✨ Se você se identifica com esse tipo de mãe, apenas tome cuidado para não impor as suas vontades e não respeitar as escolhas das crianças, tudo bem?

9. Mãe Zen

A mãe zen gosta de uma vida tranquila! Talvez até longe dos grandes centros urbanos, cheios de barulho e poluição. A mãe zen gosta da natureza e da calmaria! 🌳 Por isso, esse tipo de mãe costuma praticar exercícios como meditação e yoga, por exemplo. Além disso, ela fala sobre consumo consciente e educação ambiental! Você também é assim?

10. Mãe Contadora de Histórias

Você é daquelas que adora um bom livro? E não perde a oportunidade de contar uma história incrível para as crianças? Então, você é uma mãe contadora de histórias! Você provavelmente já até montou uma biblioteca infantil em casa, acertei? Então, não deixe de seguir as nossas dicas para criar uma pequena ou pequena leitor! Aqui no Blog Leiturinha, você encontra diversos assuntos e aprende sobre inúmeros temas! Confira alguns exemplos:

📚 Como se faz um livro infantil?
📚 Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

📚 Por que falar sobre literatura indígena com as crianças?
📚 Entenda as diferenças entre fábulas, lendas e contos clássicos

E então? Com qual desses tipos de mãe você se identifica? Compartilhe aqui o resultado com a gente!

Dicas de livros sobre mães e filhos

Que tal apresentar livros sobre tipos de mães para as crianças, que tratem justamente do relacionamento entre mães e filhos? 🥰 Veja algumas sugestões muito especiais da Loja Leiturinha, selecionadas especialmente para sua família:

Mamães e Bebês

Mamães e Bebês

O livro Mamães e Bebês apresenta diversos tipos de mãe para os pequenos e pequenas, como a mamãe vaca e seu bezerrinho e a mamãe galinha e seu pintinho! 🐣 Com ilustrações grandes e supercharmosas, este livro fala sobre maternidade e é a introdução perfeita ao aprendizado das cores.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Mamães e Bebês” na Loja Leiturinha!

A Melhor Mamãe de Todas

A Melhor Mamãe de Todas

De abraços e risos a beijos e cócegas, esta tocante história está cheia de momentos importantes entre mãe e filho. Com ilustrações belíssimas de Ela Jarzabek, A Melhor Mamãe de Todas é um conto encantador, perfeito para uma divertida hora da história! 😍

👉 Clique aqui para conferir o livro “A Melhor Mamãe de Todas” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para falar sobre tipos de mães? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais