Meu filho quer um irmão, e agora?

jun 26, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

É muito comum, principalmente quando os pequenos começam a ir para a escola, os filhos chegarem em casa querendo um irmão. Se este for o seu caso, podemos te dar algumas recomendações!

Primeiro, é importante entender o motivo pelo qual seu filho quer um irmão. A forma mais fácil de fazê-lo é perguntar. Sempre. Se seu pequeno já tem idade para querer mais um membro na família, ele já consegue te explicar o porquê. Existem casos mais comuns, como a criança conviver com muitos adultos e busca alguém da mesma idade para brincar, ou os amiguinhos da escola têm irmãos e ela quer também. Esta situação pode acontecer por uma grande variedade de fatores, mas geralmente o pequeno deseja um companheiro para as brincadeiras. Muitas vezes, os pequenos não têm dimensão do impacto de um irmãozinho na família, por isso é importante entender este desejo a fundo.

A decisão é do casal

Ter um segundo filho é um passo importante e deve ser muito bem planejado. A rotina, os custos, o tempo, o trabalho, as interações, o seu pequeno, mudam. Tudo muda. Não é como ter o primeiro filho, os problemas e as alegrias são diferentes. Você vai encarar o ciúmes entre eles, ao mesmo tempo que vai assisti-los aprender a se amar. 

Neste caso, o desejo do pequeno deve ser levado em consideração, mas tem ficar em segundo plano. Como vocês são os adultos, esta decisão só pode ser de vocês. Ponderem juntos, considerem cada ponto, concluam e, aí então, conversem com o pequeno. Não o façam com pressa, é um passo para a vida toda, vocês provavelmente já sabem.

Os melhores livros infantis

Não são nossos planos

Se não for o momento, ou se este momento nunca chegará, isso precisa ser dito ao pequeno. Portanto, não crie expectativas que não serão correspondidas, gera uma frustração à longo prazo desnecessária. Embora seja difícil dar esta notícia e seu filho provavelmente ficará chateado por algum tempo, também o ajudará a lidar e entender as emoções. Já falamos aqui no Blog sobre a importância do não para as crianças, se precisar de uma ajudinha 😉

E claro, não deixe seu pequeno com dúvidas. Neste momento, o ideal é conversar com muito afeto e de forma aberta, explicando as razões para que ele consiga entender o não. Seja verdadeiro, entenda as vontades do seu pequeno, leve a sério os sentimentos dele e converse de forma clara, esclarecendo todas as suas dúvidas.

Sim, vamos ter mais um filho!

Se já era o desejo do casal e o pedido do pequeno foi só um empurrãozinho, ótimo! Ou, se o desejo da criança despertou os pais, ótimo também. Agora é hora de falar com seu filho sobre a decisão. 

É importante desmistificar a fantasia do irmão ideal. Explique que os bebês são frágeis e demandam muita atenção, principalmente no primeiro ano de vida. Que vai demorar um pouco até que eles possam brincar juntos. Que a rotina vai ser diferente, dê exemplos de como. Que ele deve aprender a dividir a atenção. Mas, que também não existe nenhum outro amor na vida que se aproximará do que eles terão. Que serão companheiros para a vida toda. Que a paciência é uma virtude mais difícil do que parece. Deixe tudo claro, responda às suas perguntas e, pode acreditar, ainda surgirão muitas surpresas – em sua maioria boas.

Temos conteúdo para ajudar, oba!

Para os diversos tipos de pais e mães, separamos dois conteúdos para auxiliar neste momento. 

A Coleção de Livros que ajuda a preparar seu pequeno para receber o novo membro em casa:

Coleção Conversando Sobre a Chegada do Irmão

É comum que a chegada de um novo membro à família possa desestabilizar o irmão mais velho. Pensando nisso, nossa Equipe de Curadoria reuniu nesta Coleção dois livros que abordam esta temática de forma muito delicada e com linguagem acessível aos pequenos, facilitando sua identificação com a história.

Para os papais e mamães que desejam mostrar ao pequeno como a relação entre irmãos é maravilhosa, temos este desenho – e muitos outros – no PlayKids App:

Charlie & Lola

A relação dos irmãos Charlie & Lola é repleta de carinho, imaginação e energia. A cada episódio, Charlie, irmão mais velho de Lola, busca ensinar e incentivar a irmãzinha a descobrir e experimentar coisas novas como, se alimentar melhor, a resolver problemas e criar hábitos mais saudáveis. Venha descobrir como é divertido aprender todo dia!

Leia mais:

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais