Você sabe o que é parentalidade positiva?

Mar 17, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Existem muitas maneiras de lidar com a criação dos pequenos e pequenas, não é mesmo? No entanto, para muitas famílias, os métodos mais tradicionais já não funcionam. E, por isso, é preciso buscar por novos modelos de parentalidade. Por exemplo, a parentalidade positiva!

Também chamada de disciplina positiva, esse conceito é baseado, principalmente, no trabalho dos austríacos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. O objetivo da parentalidade positiva é criar crianças e adolescentes de forma mais respeitosa e compreensiva. 🧡 Pensando nisso, acompanhe o texto abaixo e saiba mais sobre esse método de educação!

Leia mais:
👉 7 formas de demonstrar gratidão
👉 E se olhássemos o mundo com os olhos de uma criança?
👉 Pais tóxicos: sinais de que seu comportamento pode prejudicar o seu filho

O que é parentalidade positiva?

Para muitas pessoas, a parentalidade positiva pode parecer uma forma muito diferente de encarar a criação dos filhos, já que ela não apoia castigos, punições ou qualquer tipo de violência, seja ela física ou psicológica. Afinal, a ideia principal deste método é justamente disciplinar as crianças e os adolescentes de forma mais compreensiva, empática e atenciosa.

Por isso, os adultos devem apoiar os pequenos e pequenas a compreender melhor suas emoções e sentimentos, além de ajudá-los a encontrar soluções para seus próprios desafios. Nesse sentido, na disciplina positiva, a conexão entre pais e filhos se torna essencial. 😉

Além disso, outro objetivo da disciplina positiva é que os pequenos e pequenas cresçam com as habilidades socioemocionais bem desenvolvidas. E que, assim, se tornem mais responsáveis, decididos e motivados.

Alguns dos benefícios da parentalidade positiva são:

  • Promover a independência para tomar decisões;
  • Ensinar a lidar com as responsabilidades de forma autônoma;
  • Incentivar a inteligência emocional;
  • Substituir as punições por colaboração e conexão;
  • Estimular o respeito entre pais e filhos;
  • Apoiar os adultos na criação de um ambiente familiar mais positivo.

Dessa maneira, a parentalidade positiva é uma forma mais gentil de criar crianças e adolescentes. Porém, ela também é mais gentil para os pais, mães e responsáveis. Isso porque a disciplina positiva apresenta ferramentas que tornam esse processo de educação mais respeitoso e menos turbulento. 😊 Logo, muitos adultos também encontram conforto na parentalidade positiva!

Quais são os princípios da parentalidade positiva?

Como grande parte dos programas de educação, a parentalidade positiva se baseia em alguns princípios básicos. E ainda que toda família a utilize a disciplina positiva de uma maneira diferente, costumam ser norteadas por estes mesmos fundamentos. São eles:

Foco no longo prazo

Infelizmente, os castigos físicos e verbais foram (e ainda são) muito utilizados na criação de crianças e adolescentes. Porém, sabemos que eles não funcionam a longo prazo. Ao contrário, essas punições geram sentimentos como raiva, rancor e insegurança, tanto nos pais quanto em seus filhos e filhas.

Por isso, a parentalidade positiva se foca mais nos efeitos a longo prazo da educação. Ela prefere incitar a reflexão e ajudar a criança a corrigir seu comportamento, do que simplesmente castiga-la por seus erros, por exemplo.

No entanto, os efeitos da parentalidade positiva nem sempre são vistos de imediato. E isso não é um problema: o objetivo é focar em como a criança vai se comportar no futuro!

Desenvolvimento das habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais já são uma prioridade na educação infantil, não é mesmo? De fato, elas são essenciais para criar adultos seguros, responsáveis e felizes.

Essas habilidades são variadas, indo desde a capacidade de fazer amigos até a tomada de decisões importantes. Porém, na base das habilidades socioemocionais está a capacidade de reconhecer e lidar com seus sentimentos. E a parentalidade positiva estimula adultos e crianças a trabalharem essas competências!

Incentivo ao autoconhecimento

Da mesma forma que a parentalidade positiva estimula o reconhecimento das emoções, ela incentiva também o autoconhecimento. Por vezes, na criação dos filhos, muitos pais tentam transformar as crianças e adolescentes em pessoas que eles acreditam ser ideais. Contudo, na parentalidade positiva, a ideia é deixar que as crianças e adolescentes descubram seus próprios interesses, gostos, habilidades e até mesmo seus defeitos!

Então, compreendendo o outro e a si mesmo(a), os adultos e crianças podem encontrar soluções de forma conjunta. Para, então, trilhar os caminhos da vida!

Respeito

Na parentalidade positiva, as crianças devem respeitar seus pais. Porém, ela também prega que o respeito é uma via de mão dupla. Ou seja, os pais também precisam respeitar as crianças!

Por vezes, algumas famílias estabelecem uma hierarquia bastante rígida. E confundem respeito com submissão e subordinação, por exemplo. Entretanto, na parentalidade positiva, esse respeito é mútuo. Por isso, os adultos ainda são vistos como figuras de autoridade, mas de forma mais gentil e receptiva para os sentimentos das crianças e adolescentes.

Conexão

Por fim, a conexão é um princípio essencial da parentalidade positiva. Isso porque todos os membros da família devem sentir que pertencem a esse ambiente, sendo bem acolhidos e respeitados. Nesse sentido, é indispensável que os adultos se esforcem para criar esse vínculo afetivo com os pequenos e pequenas. Pouco a pouco, as crianças também irão prezar por esses momentos com a família e buscar essa conexão em diferentes âmbitos.

Pensando nisso, que tal descobrir brincadeiras para fazer dentro de casa e jogos de tabuleiro para se divertir com toda a família? Ou, então, conferir filmes incríveis, que irão animar as noites de cinema na sua casa? Além dessas atividades, a leitura compartilhada pode ser um momento bastante especial para adultos e crianças! 🥰 Você pode começar a ler para o bebê desde cedo, apresentar os clássicos da literatura infantil para os pequenos e pequenas e incentivar as crianças a gostarem de livros!

Os livros infantis podem ajudar as famílias de diversas maneiras, desde incentivando a hora de dormir, a adaptação escolar e também a alfabetização, por exemplo. Além disso, é uma maneira de estimular conversas sobre sentimentos e emoções, diversidade e inclusão e muito mais!

👉 Já imaginou fazer parte de um clube do livro com as crianças? Se você quer incentivar o hábito da leitura em sua casa, essa pode ser uma solução prática, divertida e muito interessante para sua família! Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Como aplicar a parentalidade positiva?

Agora, o conceito de parentalidade positiva já ficou claro, não é mesmo? Contudo, ainda pode ser difícil aplicá-lo no seu dia a dia. Então, vamos dar algumas sugestões para sua família:

Substitua as punições

Punições só geram resistência e afastamento. Por isso, para criar conexões com as crianças e os adolescentes, utilize ferramentas que estimulem a busca de soluções em conjunto. Por exemplo, rotinas bem definidas, acordos e a comunicação aberta entre todos os membros da família!

Compreenda o comportamento das crianças

Em alguns momentos, os adultos podem ficar nervosos ou frustrados quando as crianças não agem como eles gostariam. No entanto, é preciso refletir sobre os comportamentos das crianças: por que seu filho ou filha está agindo dessa maneira? Ele está cansado? Se sente sozinho? Ignorado? Ainda não aprendeu a lidar com as decepções? Ao invés de ficar bravo(a), é preciso refletir sobre as atitudes dos pequenos e pequenas!

Estabeleça momentos em família

Cada vez mais, nos vemos distraídos e sobrecarregados com o excesso de informações, notícias e conteúdos, não é mesmo? E, muitas vezes, deixamos de priorizar os momentos em família. Porém, essas situações são essenciais para a parentalidade positiva. Seu filho ou filha precisa de momentos de conexão. E você, também!

Desse modo, separe um tempo todos os dias para cultivar esse relacionamento. Pode até ser durante um jantar sem distrações ou uma atividade que todos irão fazer juntos!

Dicas da Leiturinha para sua família

Quer criar momentos incríveis em família e incentivar a criação dos vínculos familiares? Então, confira a seguir algumas sugestões da Loja Leiturinha para adultos e crianças:

Quem Vem Lá?

Quem Vem Lá

O vínculo familiar deve ser estimulado desde os primeiros momentos com o bebê. 👶 Por isso, no livro Quem Vem Lá? Música e Brincadeira para o Bebê você encontra atividades, músicas e outros estímulos para os recém-nascidos!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Quem Vem Lá?” na Loja Leiturinha!

Dias Incríveis

Dias Incríveis

Organizar uma rotina é essencial para a parentalidade positiva. Mas o livro Dias Incríveis vai além, estimulando o autoconhecimento e incentivando a motivação das crianças! Além disso, vem cheio de recursos interessantes para os pequenos e pequenas, fazendo com o que o dia a dia seja mais leve para todos.

Inclui: 1 diário, 1 quadro de rotina, 6 cartelas de adesivo e 1 caneta. E o melhor de tudo é que 10% do valor que você paga, descontado o custo de operação, se transforma em uma doação para a ONG GRAACC!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Dias Incríveis” na Loja Leiturinha!

Família é Tudo!

Família é Tudo

Família é Tudo! é um livro que celebra a família e estimula a conexão familiar. Além de ter frases e pensamentos sobre a família, ele também tem espaços para você preencher com seu filho ou filha.

O livro vem com 50 lindas frases sobre família, todas ilustradas e carregadas de amor, sabedoria e bom humor. Você vai encontrar frases sobre pais, mães, filhos, avós, tias, primos e também os amigos – familiares escolhidos pelo coração! E o melhor de tudo é que 20% do valor que você paga, descontado o custo de operação, se transforma em uma doação para a ONG GRAACC!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Família é Tudo!” na Loja Leiturinha!

Você gostou de descobrir um pouco mais sobre a parentalidade positiva? E das dicas da Leiturinha para fortalecer o vínculo entre pais e filhos? Se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais