Atenção aos sinais de que seu filho precisa de um psicólogo

set 15, 2023 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por vezes, algumas mudanças na vida de uma criança (como a separação dos pais, a chegada de um irmão mais novo e a mudança de escola, por exemplo) podem desencadear alterações de comportamento. Caso apenas o suporte da família não seja suficiente para que a criança enfrente este momento, é hora de procurar a ajuda de uma psicóloga ou de um psicólogo infantil.

O acompanhamento profissional colabora para que as crianças consigam lidar melhor com suas emoções, como raiva, medo, ciúme, insegurança ou ansiedade. Por isso, se você quer descobrir os sinais de que seu filho ou filha precisa de um psicólogo infantil, confira nossa matéria. Afinal, é fundamental que os adultos estejam sempre atentos ao comportamento das crianças. 🚨 Acompanhe!

Leia mais:
👉 Como cuidar da saúde mental das crianças?
👉 Como ensinar seu filho a lidar com as emoções?
👉 
Meninas felizes, mulheres seguras: 10 coisas que você pode fazer por sua filha

Clube Leiturinha: assine já!

6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil

Alguns comportamentos indicam que é necessário a ajuda de um psicólogo infantil. Tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, por exemplo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno ou pequena. 🙁

Nesse sentido, para ajudar você a perceber se é preciso procurar um acompanhamento profissional, veja a seguir os principais indicativos de que é hora de procurar um psicólogo infantil. Confira:

1. Alteração brusca ou exagerada de comportamento

De fato, pode acontecer da criança mudar de forma exagerada o seu modo de se comportar, sem que isso necessariamente signifique um problema. No entanto, em alguns casos, as mudanças podem prejudicar a saúde ou relacionamentos do pequeno ou pequena, gerando sofrimento e agitação.

Normalmente, as alterações significativas no comportamento infantil ocorrem em determinadas situações. Durante o sono, quando a criança faz xixi na cama ou se recusa a dormir sozinha, quando antes o fazia. Na alimentação, quando a criança passa a comer de forma exagerada ou deixa de ter apetite. Ou, ainda, na escola, demonstrando problemas comportamentais ou de aprendizagem, por exemplo.

Vale lembrar que, nesse último caso, a escola pode se tornar uma grande aliada da família, já que os professores têm a oportunidade de observar a criança ao longo do dia, quando outros adultos não estão presentes. Portanto, não deixe de conversar com professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

2. Comportamentos agressivos

A agressividade exagerada, quando não resolvida por conversas em família, pode ser um sinal de que a criança não está lidando bem com algum sentimento ou situação. Dessa forma, é indicado procurar ajuda profissional.

A psicóloga ou o psicólogo infantil irá apoiar os adultos na descoberta da origem de tais comportamentos agressivos. E também poderá ajudar na abordagem dessas emoções com os pequenos e pequenas. 😉

3. Agitação, inquietude ou dificuldade em manter a atenção

Por vezes, muitas crianças são diagnosticadas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e acabam sendo medicadas sem real necessidade. Em casos de agitação, inquietude e falta de atenção, a terapia pode ser uma grande aliada. 💬 Afinal, a terapia infantil ajuda não só a criança, como também a família a lidar com essa situação.

Além disso, muitas vezes, a mudança de comportamento e de atitude dos adultos pode até mesmo resolver o problema de uma criança. Uma vez que a família exerce uma grande influência sobre o que as crianças sentem, pensam e como se comportam.

4. Problemas escolares

Seja por problemas comportamentais, seja por alguma dificuldade de aprendizagem, a psicoterapia infantil também tem muito a contribuir nos casos de problemas escolares. Isso porque esses profissionais orientam a família e a escola a lidar com os desafios enfrentados pelas crianças.

Por isso, caso existam queixas escolares, não hesite. Procure um psicólogo infantil que possa contribuir com as crianças e também os adultos, tudo bem?

5. Regressão de alguma fase do desenvolvimento

A regressão de alguma fase do desenvolvimento pode ser bastante comum quando há a chegada de um irmão mais novo, por exemplo. Ou, então, em situações em que a criança se sente insegura por algum outro motivo. Nesse sentido, é importante observar as atitudes do seu pequeno ou da sua pequena.

Se a criança voltar a repetir comportamentos de uma fase anterior do desenvolvimento infantil, o acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante. Assim, será possível acolher e apoiar toda a família.

6. Saúde prejudicada

Às vezes, as crianças ficam doentes sem que os pais encontrem uma causa biológica ou física para esse quadro, não é mesmo? Isso acontece porque é comum que as crianças não consigam verbalizar suas dores e inseguranças. 😥 E, então, aparecem sintomas comportamentais ou mesmo físicos. Ou seja, é o corpo falando pela criança.

Desse modo, se seu filho ou filha está apresentando sintomas, como febre ou dor de barriga, sem que exista uma explicação médica, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo infantil irá ajudar a identificar a situação que está desencadeando essa situação, ok?

Como é o trabalho do psicólogo infantil?

Muitos pais, mães e pessoas responsáveis se questionam sobre o que as crianças irão fazer durante uma consulta com o psicólogo infantil. De fato, as sessões de terapia de adultos e crianças possuem dinâmicas e abordagens bastante diferentes.

Saiba, então, que o psicólogo infantil trabalha basicamente a partir do lúdico. 🪁 Isto é, a criança vai às sessões e brinca, com o(a) terapeuta ou mesmo sozinha. Enquanto isso, suas questões são abordadas de forma indireta.

Dessa forma, os conteúdos são mais facilmente acessados pelo psicólogo infantil, pois a criança os expressa por meio do brincar. Além disso, a participação dos pais na terapia é fundamental, pois o trabalho realizado pelo profissional depende muito do envolvimento ativo da família no tratamento.

Também é importante que os adultos conheçam as crianças e as observem em casa, para que possam contribuir com o trabalho do(a) terapeuta. Inclusive, os próprios pais são instruídos a frequentar a terapia. Pois os comportamentos e modos de pensar da família também precisam ser trabalhados, para que os comportamentos das crianças melhorem. ❤️

Como a literatura infantil pode ajudar?

Abordando temas delicados de forma lúdica e dialogando com o imaginário dos pequenos e pequenas, os livros infantis são capazes de fazer uma ponte entre adultos e crianças. 📚🌈

Ou seja, tratando a temática desejada de forma leve, seja em casa, na clínica ou até em instituições de saúde e proteção social, por exemplo.

Os livros infantis são ideais para quebrar o gelo, principalmente, na prática com grupos. Por meio da leitura de um livro, é possível viabilizar um ótimo trabalho socioemocional e educativo com crianças e adolescentes. Já em casa, a família também pode usar o livro infantil para conversar com os pequenos e pequenas sobre emoções e sentimentos. 🎭

Pensando nisso, a Loja Leiturinha tem uma categoria especial para que os adultos iniciem essa discussão com suas crianças, ainda dentro do lar. Com livros delicados e especiais, é possível dialogar sobre temas complexos! Então, confira abaixo uma seleção especial, para conversar com as crianças sobre seus desejos, medos, sonhos e angústias:

Por que (às vezes) fico triste?

Este livro usa ilustrações envolventes e um delicado texto amigável para ajudar crianças a reconhecerem a tristeza, entenderem porque elas se sentem assim e a encontrarem formas de lidar com ela para se sentirem felizes novamente.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Por que (às vezes) fico triste?” na Loja Leiturinha!

O Monstro das Cores

O livro conta a história de um monstro que bagunçou as próprias emoções e agora não consegue mais dizer o que sente. Será que ele conseguirá colocar tudo no lugar? Descubra e vivencie este livro incrível!😉

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Monstro das Cores” na Loja Leiturinha!

Charlie e Lola: Levemente Invisível

Charlie e Lola: Levemente Invisível

Charlie e Lola: Levemente Invisível é um livro que fala aos pequenos e pequenas sobre a relação entre irmãos. Além disso, é indicado para as crianças aprenderem a lidar com os desafios da rotina. Especialmente, quando se passa muito tempo juntos e em casa!

Já para quem não tem irmãos, o livro também é ótimo para mostrar situações como essa: quando alguém precisa de um tempo sozinho. Afinal, saber respeitar os limites e o tempo do outro é fundamental na vida em família. Seja ela como for! 🥰

👉 Clique aqui para conferir o livro “Charlie e Lola: Levemente Invisível” na Loja Leiturinha!

Você gostou de descobrir os sinais de que seu filho precisa de um psicólogo infantil? E das nossas sugestões de leitura para as crianças? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais