Como lidar com meu filho pré-adolescente?

jul 22, 2020 | 10+ anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Meu filho virou pré-adolescente. E agora?

De uma hora para outra seu pequeno não cumpre mais regras nem combinados? É sempre do contra, tem mania de reclamar e coloca defeito em tudo? Briga o tempo todo com o irmão, tem argumentos na ponta da língua e sempre se sente injustiçado? Só quer saber de celular e computador? É, esses são sinais de que o seu filho já não é mais aquela criancinha que costumava ser. Ele está deixando a infância para trás, para entrar na pré-adolescência. Essa transição começa por volta dos 10 anos de idade, quando a segunda infância termina e a puberdade se inicia. Se estende até os 14 anos, quando começa a adolescência. Confira essas dicas de como lidar com filhos na pré-adolescência

Como lidar com filhos na pré-adolescência?

Se você teve que testar sua paciência nos terrible twos, prepare-se para exercitá-la mais uma vez. A fase que antecede a adolescência, é um momento em que os pequenos estão passando por muitas mudanças. Lidar com tudo isso não é nada fácil. Deixar de ser criança mas ainda não ser adolescente envolve muitos conflitos, físicos e emocionais. A intensidade e o tempo de duração deste período, difere de criança para criança podendo ser encarado com mais ou menos tranquilidade. Mas, seja como for, não dá para negar que este é um momento importante tanto para a vida do pequeno. Quanto para a família como um todo, sendo uma base fundamental para uma adolescência mais tranquila e com menos problemas de relacionamento com a família.

Para ajudar pais e mães que, de repente, se viram com um pequeno pré-adolescente em casa, nós preparamos 5 dicas preciosas de como lidar com filhos na pré-adolescência. Confira:  

1. Esteja próximo e converse

Pode parecer que não, mas nessa fase os pequenos precisam e querem atenção. Por isso, por mais que eles se fechem e se distanciem, é importante que os pais permaneçam próximos. Procurem saber sobre seus sentimentos. Aproveite os momentos que passam juntos, como à caminho da escola ou na hora das refeições, para conversar com seu filho. Pergunte sobre o seu dia, seus planos e interesses. Estreite o vínculo entre vocês e dando abertura para que ele conte algo que o está incomodando, se for o caso.  

2. Não minimize os sentimentos

Na pré-adolescência tudo parece enorme, um probleminha vira um problemão. Uma nota ruim na prova, uma viagem que não deu certo, uma briga com um amigo, uma rejeição na escola, um “não” fora de hora. Tudo é vivido intensamente, como se cada momento fosse para sempre. Para você, tudo isso pode parecer bobo e exagerado. Mas é importante que você tente compreender que os hormônios do seu pequeno estão à flor da pele. Tente se lembrar dos seus dias de pré-adolescência e tenha um pouco de empatia. Minimizar os sentimentos e acontecimentos da vida do seu filho pode só piorar a situação, fazendo com que ele perca a confiança em você e deixe de contar o que se passa. Por isso, tente ter paciência e converse francamente, de igual para igual. Mostre que entende o que ele está sentindo. Mas também explique que logo esse sentimento vai passar e ele vai ver que isso que aconteceu não é o fim do mundo. Afinal, as experiências e frustrações são fundamentais para nosso amadurecimento, nos tornando mais fortes e resilientes.

3. Estabeleçam uma rotina

Ter uma rotina faz com que pequenos e adultos se sintam confortáveis e seguros. Como seu filho já está maior, vocês podem sentar juntos para definir as atividades, obrigações e horários dele. Isso fará com que ele se sinta incluído nas decisões de sua própria vida, estimulando a autonomia e a responsabilidade. Também vale apostar em um cronograma de rotina para vocês se organizarem. Lembrando que existem combinados negociáveis e inegociáveis, e que as regras e os limites são fundamentais para mostrar aos pequenos até onde eles podem ir. Isso colabora para que se sintam mais seguros e confiantes, estimulando o autocontrole e ensinando-os a viver em família e em sociedade.

4. Conheça e se envolva com os interesses do seu pequeno

Seu filho só quer saber de internet, vídeos e jogos, e você já não sabe mais o que fazer? Nessa fase é comum que os pequenos fiquem mais “seletivos” e se distanciem de coisas que antes gostavam. Por isso, desenvolver bons hábitos (de leitura, alimentação e saúde) é fundamental para que os pequenos tenham uma boa base, que vai persistir mesmo após essa fase da pré-adolescência e adolescência. Mas, durante este período, é legal descobrir e se envolver mais com os interesses do seu pequeno. Conheça seus youtubers favoritos, procure livros relacionados aos temas que ele gosta, descubra alguma atividade física ou aula extracurricular que ele se interesse. E lembre-se que simplesmente proibir determinadas coisas não é suficiente, pois nessa idade é muito difícil ter controle sobre tudo que seu filho faz. Por isso, conversar, se aproximar e se envolver é a melhor maneira de garantir a segurança do seu pequeno. E, ainda, encontrar brechas para incentivar o contato com bons hábitos e com conteúdos de qualidade nessa fase.

5. Invista em mais tempo junto!

A pré-adolescência é a fase onde tudo é “chato” e “um mico”. Mas não se engane com o jeitinho arredio do seu pequeno, ele pode não ser mais a criança fácil de lidar de outrora, mas, pode apostar, ele ainda adora passar tempo com você! Os momentos juntos são fundamentais nessa fase para fortalecer o vínculo e a relação de confiança entre vocês. Por isso, que tal propor um passeio de bicicleta? Ou irem ao cinema para ver o filme favorito dele? Ou assistirem ao futebol juntos? Afinal, os hormônios podem até estar a mil, mas não há quem resista a momentos de carinho e diversão junto de quem se ama, não é?

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais