Que ler é uma delícia, não restam dúvidas! Não é mesmo? A leitura é um momento prazeroso que traz diversos benefícios para adultos e crianças. Aumento do repertório cultural, fortalecimento dos vínculos familiares, desenvolvimento do senso crítico e estímulo da empatia são apenas alguns dos benefícios da leitura. Mas, além disso tudo, os livros infantis ainda podem ser ótimos aliados de pais e educadores(as), apoiando na educação e criação dos pequenos. Com uma linguagem leve, lúdica e adequada ao imaginário das crianças, os livros infantis são ótimas ferramentas no momento de abordar assuntos mais sérios e complicados ou, até mesmo, de auxiliar na rotina dos pequenos.
Questões como medo, dificuldade na alimentação, higiene, saudade, perdas, bullying, desfralde, preconceito e separação dos pais podem ser mais facilmente tratados com a ajuda da literatura, que possibilita a abertura de um diálogo mais acessível com as crianças. Para ajudar mamães, papais e educadores, a Equipe de Curadoria da Leiturinha elencou 10 obras que abordam esses temas e que mostram como a literatura, além de ser fundamental para o desenvolvimento infantil, também pode ser um ótimo instrumento na educação dos pequenos!
1. Bullying
O ato que caracteriza o bullying se dá por qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou emocional, direcionada, repetidamente, a alguém, podendo acontecer em diversos âmbitos: bullying na escola, no trabalho ou, até mesmo, em casa. As dificuldades que atravessam este problema podem gerar consequências na formação da personalidade do indivíduo e deixam sequelas para toda a vida. Confira um livro para conversar com seu filho sobre o tema:
|
2. Separação dos pais
Terminar um relacionamento nunca é uma decisão fácil. Quando se trata de uma separação com filhos, este processo torna-se ainda mais difícil. Mesmo que a decisão seja tomada em conjunto, de forma consensual, o fim de um casamento é sempre um marco na vida do casal e, claro, dos filhos. Confira um livro que pode ajudar a conversar com os pequenos nesse momento:
|
|
3. Comportamentos agressivos
São muitas as sensações que as crianças descobrem em seus primeiros anos de vida e lidar com tudo isso nem sempre é uma tarefa fácil. Caso não haja atenção e acompanhamento devidos por parte dos pais ou, até mesmo, em decorrência da própria personalidade da criança, situações de estresse podem resultar em comportamentos agressivos na infância. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno a lidar com a raiva:
|
|
4. Saudade
Saudade de uma viagem, de uma pessoa especial que mora longe ou que já se foi… Saudade de um momento, da casa da vovó, dos amigos da escola, das férias em família. Saudade da infância, do bolo da dinda, do colo de mãe. Saudade que não escolhe cara, idade, lugar, nem circunstância. Aparece assim, de repente e, devagarinho se instala. Sentimento que aperta o coração e que é gostoso de matar. Com um abraço, com uma lembrança, com uma fotografia, um encontro, uma ligação ou uma mensagem de carinho. Confira um livro para conversar sobre esse sentimento tão complicado com seu pequeno:
|
|
5. Medo de escuro
O medo do escuro tem a ver com o medo do desconhecido, do que não se vê, do que aparenta ameaça. Na medida em que as crianças começam a fantasiar, o vazio é preenchido com o que a imaginação permitir, normalmente sem que a criança tenha algum controle. Isso se aplica à hora de dormir e também a outros medos, como, por exemplo, o medo de que na ausência dos pais, algo ruim aconteça a eles; ou medo de fazer amizades, por pressupor acontecimentos negativos. Confira um livro para ajudar o seu pequeno que tem medo de escuro:
|
|
6. Mudança de escola
Transferência no emprego, mudança de cidade, incompatibilidade com a linha pedagógica, oportunidade de melhorar a qualidade da educação dos filhos, problemas financeiros ou mau desempenho escolar. São muitos os motivos que levam os pais a trocar o filho de escola. Independente disso, é importante que a família dê todo o apoio ao pequeno neste momento para que o processo aconteça da maneira mais tranquila possível. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno nesse processo:
|
|
7. Respeito às diferenças
Desde muito cedo é preciso falar sobre individualidades e sobre respeitar as diferenças com os pequenos. Por isso, frequentar a escola e outros lugares que privilegiam os contatos sociais são de grande importância desde os primeiros anos de vida. Nesse contexto, os pequenos não só aprendem a socializar com afins, mas também a compartilhar um espaço comum entre indivíduos com características distintas. No entanto, não basta apenas saber conviver, algumas características necessitam de uma maior empatia. Confira um livro que pode ajudar você nesse diálogo com seu pequeno:
|
|
8. Desfralde
O momento do desfralde é um marco para a vida do bebê e da família como um todo! Deixar as fraldas para trás implica uma grande transformação na vida da criança e muitas adaptações na rotina familiar. Para iniciar o processo de desfralde é necessário observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do desenvolvimento. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno nesse momento:
|
|
9. A chegada de um irmãozinho
A chegada de um irmão mais novo muda os hábitos e a rotina da casa e isso demanda uma adaptação, que pode ser tranquila ou um pouco mais turbulenta. A forma como o primogênito vai reagir à nova situação depende muito de como os pais vão lidar e abordar esse assunto com ele. Confira um título que pode ajudar o pequeno a lidar com esse momento:
|
|
10. Lidando com a perda
O assunto não é fácil, mas inevitável. Seja a morte de uma pessoa ou de um animal de estimação, os pequenos acabam passando por esse momento e junto com isso vêm as perguntas e questionamentos. Antes de mais nada é importante falar que não existe uma idade certa para se tratar o assunto. Às vezes a criança acaba passando por uma perda muito cedo e, naturalmente, fala sobre o assunto. Confira um livro que pode ajudar vocês nesse delicado momento:
|
|
Bruno e João










