Que ler é uma delícia, não restam dúvidas! Não é mesmo? A leitura é um momento prazeroso que traz diversos benefícios para adultos e crianças. Aumento do repertório cultural, fortalecimento dos vínculos familiares, desenvolvimento do senso crítico e estímulo da empatia são apenas alguns dos benefícios da leitura. Mas, além disso tudo, os livros infantis ainda podem ser ótimos aliados de pais e educadores(as), apoiando na educação e criação dos pequenos. Com uma linguagem leve, lúdica e adequada ao imaginário das crianças, os livros infantis são ótimas ferramentas no momento de abordar assuntos mais sérios e complicados ou, até mesmo, de auxiliar na rotina dos pequenos.

Questões como medo, dificuldade na alimentação, higiene, saudade, perdas, bullying, desfralde, preconceito e separação dos pais podem ser mais facilmente tratados com a ajuda da literatura, que possibilita a abertura de um diálogo mais acessível com as crianças. Para ajudar mamães, papais e educadores, a Equipe de Curadoria da Leiturinha elencou 10 obras que abordam esses temas e que mostram como a literatura, além de ser fundamental para o desenvolvimento infantil, também pode ser um ótimo instrumento na educação dos pequenos!

1. Bullying

O ato que caracteriza o bullying se dá por qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou emocional, direcionada, repetidamente, a alguém, podendo acontecer em diversos âmbitos: bullying na escola, no trabalho ou, até mesmo, em casa. As dificuldades que atravessam este problema podem gerar consequências na formação da personalidade do indivíduo e deixam sequelas para toda a vida. Confira um livro para conversar com seu filho sobre o tema:

Bruno-e-JoãoBruno e João

Editora: Jujuba
Texto e ilustrações: Jean-Claude R. Alphen

O bullying é um dos temas centrais abordados neste livro que, com ilustrações simbólicas e um texto suave, conta uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação. Bruno e João são muito diferentes, mas, dentro deles, existe algo comum que os uniu: a amizade.

Saiba mais sobre essa obra em: Um livro infantil para falar sobre bullying com as crianças.

2. Separação dos pais

Terminar um relacionamento nunca é uma decisão fácil. Quando se trata de uma separação com filhos, este processo torna-se ainda mais difícil. Mesmo que a decisão seja tomada em conjunto, de forma consensual, o fim de um casamento é sempre um marco na vida do casal e, claro, dos filhos. Confira um livro que pode ajudar a conversar com os pequenos nesse momento:

Duas Casas e uma Mochila

Duas Casas e uma Mochila

Editora: Mar de Ideias
Texto e ilustrações: Sonia Mendes e Jana Magalhães

Este livro é quase um diário. Nele, os pensamentos e conflitos de uma garotinha são transmitidos ao pequeno leitor quase que num tom confidencial. Entramos, então, em seu universo infantil, numa fase difícil de sua vida: a separação de seus pais. Sua mochila, antes pesada, vai tornando-se leve, na medida em que constrói um lar a mais, junto de seu pai.

Descubra como as crianças a lidar com a separação dos pais.

3. Comportamentos agressivos

São muitas as sensações que as crianças descobrem em seus primeiros anos de vida e lidar com tudo isso nem sempre é uma tarefa fácil. Caso não haja atenção e acompanhamento devidos por parte dos pais ou, até mesmo, em decorrência da própria personalidade da criança, situações de estresse podem resultar em comportamentos agressivos na infância. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno a lidar com a raiva:

a raiva

A raiva

Editora: Pequena Zahar
Texto e ilustrações: Blandina Franco

Quem é que já sentiu raiva? Pode ser uma raivinha à toa, que mesmo sem razão de ser, começa a se alimentar das pequenas coisas. Esta é história de um sentimento que vai crescendo, crescendo, crescendo até explodir e dar muito trabalho para arrumar! Uma ótima oportunidade para conversar sobre emoções e explorar a inteligência afetiva do seu pequeno.

Descubra como lidar com comportamentos agressivos na infância.

4. Saudade

Saudade de uma viagem, de uma pessoa especial que mora longe ou que já se foi… Saudade de um momento, da casa da vovó, dos amigos da escola, das férias em família. Saudade da infância, do bolo da dinda, do colo de mãe. Saudade que não escolhe cara, idade, lugar, nem circunstância. Aparece assim, de repente e, devagarinho se instala. Sentimento que aperta o coração e que é gostoso de matar. Com um abraço, com uma lembrança, com uma fotografia, um encontro, uma ligação ou uma mensagem de carinho. Confira um livro para conversar sobre esse sentimento tão complicado com seu pequeno:

Os passarinhos do mundo

Os passarinhos do mundo

Editora: Autêntica
Texto: Vivina de Assis Viana
Ilustrações: Rosinha
Disponível em: Leiturinha Digital

Em uma viagem ao sítio do seu avô, um garotinho ganha a melhor arapuca de pegar passarinho! De lá, ele leva para a cidade o Zezito, um tico-tico a quem ele se apegou! Passado um tempo, em sua nova vida na cidade, ele percebe que o passarinho já não anda mais tão feliz como quando vivia na roça… Sentia saudade do mato, do ar fresco e da liberdade que tinha. O menino, compadecido da saudade do companheiro, resolve, então, voltar ao sítio e devolver o passarinho ao seu velho lar.

Confira outros livros para conversar sobre saudade com seu pequeno.

5. Medo de escuro

O medo do escuro tem a ver com o medo do desconhecido, do que não se vê, do que aparenta ameaça. Na medida em que as crianças começam a fantasiar, o vazio é preenchido com o que a imaginação permitir, normalmente sem que a criança tenha algum controle. Isso se aplica à hora de dormir e também a outros medos, como, por exemplo, o medo de que na ausência dos pais, algo ruim aconteça a eles; ou medo de fazer amizades, por pressupor acontecimentos negativos. Confira um livro para ajudar o seu pequeno que tem medo de escuro:

Orion e o Escuro

Orion e o Escuro

Editora: Globo
Texto e ilustrações: Emma Yarlett

Nesta história, o garotinho Orion é muito esperto e inteligente, mas seu medo o impede de ter uma noite de sono tranquila e feliz e de curtir outros espaços da casa. Assim, para se ver livre de seu medo, ele cria ideias mirabolantes: uma lâmpada que dure para sempre, pintar o quarto com tinta fluorescente e até capturar o sol! Mas nada resolve! Até que um dia se cansa de tanto medo e, muito bravo, manda o Escuro ir embora! O que ele não esperava, era que o Escuro, em pessoa, iria lhe fazer uma visitinha!

Saiba mais sobre esse título em: Um livro para ajudar os pequenos a lidar com o medo de escuro

6. Mudança de escola

Transferência no emprego, mudança de cidade, incompatibilidade com a linha pedagógica, oportunidade de melhorar a qualidade da educação dos filhos, problemas financeiros ou mau desempenho escolar. São muitos os motivos que levam os pais a trocar o filho de escola. Independente disso, é importante que a família dê todo o apoio ao pequeno neste momento para que o processo aconteça da maneira mais tranquila possível. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno nesse processo:

Meu-primeiro-dia-de-aula-LEITURINHA-capa-1

Meu primeiro dia de aula

Editora: Nova Alexandria
Texto: Rafael Alvarenga
Ilustrações: Rafael Hildebrand
Disponível em: Leiturinha Digital

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto!

Confira: Meu filho vai mudar de escola. E agora?

7. Respeito às diferenças

Desde muito cedo é preciso falar sobre individualidades e sobre respeitar as diferenças com os pequenos. Por isso, frequentar a escola e outros lugares que privilegiam os contatos sociais são de grande importância desde os primeiros anos de vida. Nesse contexto, os pequenos não só aprendem a socializar com afins, mas também a compartilhar um espaço comum entre indivíduos com características distintas. No entanto, não basta apenas saber conviver, algumas características necessitam de uma maior empatia. Confira um livro que pode ajudar você nesse diálogo com seu pequeno:

Heróis à vista

Heróis à vista

Editora: Globinho
Texto: Marcio Araújo
Ilustrações: Guilherme Alvernaz

Bóris é um cãozinho que desde pequeno sonhava em ser herói, seu desejo maior era se tornar um cão-guia, assim como seu pai e seu avô. E para isso ele se dedicava muito com treinamento pesado, afinal, seria uma conquista e tanto. Depois de muita dedicação e de ficar muito tempo longe de sua família, Bóris ganha uma missão especial: ser cão-guia de uma garotinha cega que adora viver grandes aventuras e desafios.

Confira também: Por que ele é diferente de mim? Um livro para falar sobre diversidade com os pequenos

8. Desfralde

O momento do desfralde é um marco para a vida do bebê e da família como um todo! Deixar as fraldas para trás implica uma grande transformação na vida da criança e muitas adaptações na rotina familiar. Para iniciar o processo de desfralde é necessário observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do desenvolvimento. Confira um livro que pode ajudar seu pequeno nesse momento:

dentro-da-fralda

O que tem Dentro da sua Fralda?

Editora: Brinque-book
Texto e ilustrações: Guido Van Genechten

O ratinho quer saber: o que tem dentro da fralda do seu pequeno? Abras as abas e descubra a surpresa que é crescer! Este é um livro aclamado pelos pais e pequeninos que estão em processo de desfralde. Ele aborda o assunto de maneira descontraída e acessível à compreensão das crianças, o que facilita o avanço não doloroso neste momento.

Descubra 9 dicas para ajudar seu pequeno a dizer adeus às fraldas.

9. A chegada de um irmãozinho

A chegada de um irmão mais novo muda os hábitos e a rotina da casa e isso demanda uma adaptação, que pode ser tranquila ou um pouco mais turbulenta. A forma como o primogênito vai reagir à nova situação depende muito de como os pais vão lidar e abordar esse assunto com ele. Confira um título que pode ajudar o pequeno a lidar com esse momento:

Quero nascer de novo

Quero nascer de novo

Editora: Saber e Ler
Texto: Illan Brenmam
Ilustrações: Catalina Echeverri

Este é um ótimo livro para trabalhar a chegada do irmão mais novo com seu pequeno. A mamãe e o papai da Sophia encontraram uma maneira bem interessante de falar sobre o irmãozinho que vai chegar para ela. Com muito carinho e um bom diálogo, o amor toma o lugar do ciúme.

Leia também: A chegada do irmão mais novo muda a vida do seu pequeno

10. Lidando com a perda

O assunto não é fácil, mas inevitável. Seja a morte de uma pessoa ou de um animal de estimação, os pequenos acabam passando por esse momento e junto com isso vêm as perguntas e questionamentos. Antes de mais nada é importante falar que não existe uma idade certa para se tratar o assunto. Às vezes a criança acaba passando por uma perda muito cedo e, naturalmente, fala sobre o assunto. Confira um livro que pode ajudar vocês nesse delicado momento:

Menina Nina – Duas Razões para não Chorar

Menina Nina – Duas Razões para não Chorar

Editora: Melhoramentos
Texto e ilustrações: Ziraldo

Preparem os lenços, pois este livro é pra lá de emocionante! Ziraldo apresenta a relação de Nina com sua avó Vivi. No desenrolar da história, nos deparamos com o fim da vida e com toda sensibilidade e respeito que cabem aos autores que tocam nesse assunto tão delicado. De forma magistral, ele fecha com dois motivos que vão te fazer repensar suas lágrimas.

Descubra como falar sobre morte com as crianças.

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.