Paternidade: como ser o pai que sua criança precisa?

ago 12, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Paternidade é a qualidade ou condição de ser pai. Também se refere ao vínculo de parentesco entre o pai e seus pequenos ou pequenas. Mas, afinal, o que é ser pai? 🤔 Na verdade, o mundo muda o tempo todo. E as definições também! Ser pai em 2022 é diferente de ser pai em 1990, 1960 ou 1500. Por isso, é hora de refletir: que tipo de pai você tem sido? Ou, ainda melhor, que tipo de pai você quer ser? Se você também quer ser o melhor pai para sua criança, confira abaixo nossas dicas de paternidade! Vamos lá? ❤️

Leia mais:
👉 Que tipo de pai você é? Faça o teste!
👉 Ser pai é ser colo, ser exemplo e ser presente
👉 Presença paterna: como envolver o pai na educação das crianças?

Clube Leiturinha: assine já!

Vamos falar sobre paternidade?

No Brasil, somente em 2021, mais de 53 mil crianças foram registradas sem o nome do pai. Esses dados são da Agência Brasil e mostram como o abandono paterno ainda é intenso no país. Além disso, infelizmente, há aqueles pais que até registram seus filhos, mas não exercem a paternidade. Ou seja, não fazem a sua parte na criação e no dia a dia das crianças.

A presença da família é fundamental para que as crianças se sintam amadas e valorizadas. 🥰 E, portanto, para a construção da autoestima e a confiança dos pequenos e pequenas. Por isso, é necessário que os adultos engajem não somente nos cuidados, mas também nas brincadeiras, na educação e na formação das crianças.

Além disso, acima de tudo, é bastante importante estreitar os laços de carinho e afeto entre os pais e suas crianças. E isso pode ser feito de inúmeras maneiras! Seja cozinhando juntos, vivendo momentos de leitura em família ou criando memórias inesquecíveis em viagens e passeios, por exemplo.

É claro que não existe um “manual” para ser um bom pai. Mas existe tentativa, empenho, amor, acolhimento e construção! Por isso, neste Dia dos Pais, reflita: você está disposto a buscar a sua melhor versão como pai?

Como ser o pai que sua criança precisa?

Os pais podem se envolver em todas as atividades e momentos da vida de uma criança. É importante lembrar que pai não ajuda, pai faz a sua parte! 😉 Seja nas tarefas domésticas, na rotina ou no cuidado com as crianças.

Aliás, exercer a paternidade independe de estar em um relacionamento com a mãe da criança, tudo bem? É perfeitamente possível viver o papel de pai e estar presente em casos de separação, por exemplo. Basta respeito e boa convivência!

Além disso, pai presente é pai que entende que a convivência é a melhor forma de criar vínculos e construir uma relação de confiança e amor. 🌈 Por isso, que tal conferir como assumir o seu papel em alguns momentos específicos da vida de um pequeno ou pequena? Acompanhe!

Apoie a mulher durante toda gestação

Durante os meses em que a mulher estiver grávida, é bastante importante apoiá-la diante dos medos, incertezas e muitas dúvidas da gestação. Respeite as decisões da mãe e faça o possível para proporcionar uma gestação tranquila para ela e o bebê!

Além disso, se informe sobre todas as etapas da gravidez, acompanhe a mãe do bebê nas consultas médicas e faça perguntas. Isto é, não deixe de se engajar neste momento e também de se preparar para a chegada do seu pequeno ou pequena. 👶💕

Aprenda a cuidar de um pequeno ou pequena

Talvez você precise aprender a cuidar de uma criança, não é mesmo? Sobretudo, se você é pai de primeira viagem! Por isso, aprenda a dar banho da maneira correta, a trocar fraldas, a cuidar do coto umbilical e outros detalhes fundamentais.

Para tanto, você poderá fazer cursos ou até formações específicas, que justamente ensinam esses cuidados. Especialmente, nos primeiros dias de vida do bebê recém-nascido!

Apoie a amamentação

Embora a amamentação seja uma atividade que depende da mulher, ela não deve ser uma responsabilidade exclusiva das mães. É isso mesmo! 😊 Afinal, os pais podem assumir outras tarefas, como colocar o bebê para arrotar.

Vale ressaltar que, para algumas mães, a amamentação pode ser cheia de desafios. Essas dificuldades, sobretudo quando aliadas ao cansaço e à dor, podem desanimar a mulher. Nesse sentido, sempre que possível, realize outras atividades, para que a mulher possa descansar e focar em si mesma. É o caso das tarefas domésticas, por exemplo.

Cuide da saúde física e mental

Os pais também devem estar atentos ao comportamento e saúde das crianças, além de participar das consultas de rotina. Incentive a prática de esportes, uma boa alimentação e os hábitos saudáveis desde a infância. E se puder participar de todos esses momentos, melhor ainda! Assim, você educa pelo exemplo. 👍

E não se esqueça de acolher e demonstrar sentimentos também na frente das crianças. Emoções não são sinais de fraqueza! E a empatia se constrói no dia a dia. Inclusive, é fundamental ensinar os pequenos e pequenas a lidar com as suas próprias emoções e falar sobre saúde mental.

Brinque, cuide e dedique tempo de qualidade

O tempo é o bem mais precioso que você pode dedicar à sua criança! 🌟 Brincar, dar atenção e conversar com seu pequeno ou pequena vai fortalecer a relação de vocês. Dedique também um tempo para ler com sua criança, já que a leitura compartilhada é uma ótima maneira de estabelecer vínculos, estimular o aprendizado, incentivar a imaginação e muito mais!

Lembre-se que a família também deve participar dos momentos que envolvem a escola, apoiando as crianças durante toda a jornada escolar. Portanto, esteja presente nas reuniões escolares, conheça os professores e, sempre que necessário, ajude os pequenos e pequenas com as tarefas e suas dúvidas.

Por fim, seja uma boa pessoa e o melhor exemplo para seu pequeno ou pequena. Inspirar a partir disso é consequência! 😍

Livros infantis sobre paternidade

Agora que você já sabe como ser o pai que a sua criança precisa, que tal conferir livros infantis que falam justamente sobre a paternidade e celebram essa relação tão especial? 💖 Descubra sugestões de leitura da Loja Leiturinha para sua família:

Meu Pai Vai Me Buscar na Escola

Meu Pai Vai Me Buscar na Escola

A relação entre as crianças e seus pais costuma ser permeada de muita parceria, risadas, cuidado e afeto! Por isso, preparamos um livro infantil sobre pais e filhos, que mostra, de forma leve e divertida, como essa relação pode ser importante e benéfica para os dois lados!

Em Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, a volta da escola se transforma em uma verdadeira aventura! 😄 Todos os dias, pai e filho descobrem, juntos, novas ruas, pessoas e criaturas pela cidade, mostrando que as coisas podem ser tudo o que a imaginação quiser e que o que vale mesmo são os momentos vividos juntos!

👉 Clique aqui para ver o livro “Meu Pai Vai Me Buscar na Escola” na Loja Leiturinha!

Pai, Todos os Animais Soltam Pum?

Pai, Todos os Animais Soltam Pum?

Em Pai, Todos os Animais Soltam Pum? conhecemos a pequena Laura, uma garotinha muito curiosa, e seu pai. Desta vez, uma das dúvidas que não sai de sua cabeça é saber se os animais também soltam pum! 🤪 As pequenas e os pequenos leitores vão se divertir com essa conversa inusitada, bem-humorada e inteligente entre uma menina e um pai quase sabe-tudo.

👉 Clique aqui para conferir o livro “Pai, Todos os Animais Soltam Pum?” na Loja Leiturinha!

Qual Família Se Parece Com a Sua?

Qual Família Se Parece Com a Sua?

Famílias vêm em todas as formas e tamanhos e possuem origens e costumes diferentes. Elas falam, se alimentam e vivem de forma distinta! Com o livro Qual Família Se Parece Com a Sua?, as crianças poderão descobrir essas diferenças. Divertido e informativo, com certeza ele vai incitar as crianças a pensarem sobre o que é família, além de levantar muitas conversas a respeito do assunto. 💬

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Qual Família Se Parece Com a Sua?” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de livros infantis sobre paternidade? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais